Ciência

Campo magnético da Terra pode causar caos na comunicação, diz a Nasa

O campo magnético serve como campo protetor para a Terra, evitando que partículas energéticas que venham do sol

Jorge Nunes
Cadastrado por
Jorge Nunes
Publicado em 21/08/2020 às 15:26 | Atualizado em 21/08/2020 às 16:12
google
O campo magnético terrestre afeta diretamente na nossa rotina e por muitas vezes não percebemos - FOTO: google

O campo magnético, além de proteger a Terra, também serve como guia para bússolas e migrações de animais. Mesmo com tanto poder e influência no planeta, o campo possui um ponto fraco e vem sendo estudado pela agência espacial americana Nasa, de acordo com informações são da BBC News. A Anomalia do Atlântico Sul, como é denominada, está localizada na América do Sul e o sul do Oceano Atlântico. 

Os estudos da Nasa mostram que esta anomalia teve uma "pequena evolução" em uma região onde ocorre menor intensidade do campo magnético da Terra. A existência desta anomalia pode causar problemas nos satélites e espaçonaves, segundo a agência.

Esta evolução se deve ao fato de que o Sol está liberando partículas constantemente, e a radiação das partículas pode levar a uma pane nos computadores de bordo e nos satélites da região desta anomalia.

Um satélite pode sofrer facilmente um curto-circuito caso seja atingido por uma grande quantidade de prótons, causando danos temporários ou até mesmo em alguns componentes, que são desligados quando passam perto desta anomalia.

A anomalia não causa danos evidentes na superfície terrestre e nem impactos drásticos na vida das pessoas, mas para os cientistas, o estudo dessa anomalia é de suma importância, pois aprendem como funciona o mecanismo por trás do campos magnético da Terra.

Comentários

Últimas notícias