NOIN

Furacão Laura atinge a Costa da Louisiana, nos Estados Unidos

Ele teve ventos máximos de 240 km/h, tornando-se o furacão mais poderoso a atingir os EUA até agora neste ano

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 27/08/2020 às 8:11 | Atualizado em 27/08/2020 às 11:24
ERIC THAYER/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/GETTY IMAGES VIA AFP
Laura rapidamente se transformou em um furacão de categoria 4 durante o dia, levando o National Hurricane Center a descrever a onda de tempestade que a acompanhou como "insuperável" e observou que ela poderia penetrar até 30 milhas para o interior a partir da costa imediata - FOTO: ERIC THAYER/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/GETTY IMAGES VIA AFP

O Furacão Laura atingiu nesta quinta-feira (27) as costas da Louisiana, sul dos Estados Unidos, como um furacão "extremamente perigoso" de categoria 4, o que forçou a evacuação de centenas de milhares de pessoas neste estado e no vizinho Texas devido à ameaça de "inundações catastróficas".



"Extremamente perigoso, o furacão de categoria 4 Laura tocou o solo perto de Cameron (Louisiana)", afirmou o Centro Nacional de Furacões (NHC) em um boletim de 6H00 GMT (3H00 de Brasília).

"Tempestade catastrófica, ventos extremos e inundações repentinas estão acontecendo em partes da Louisiana", advertiu o NHC, que informou que Laura registra ventos máximos de 240 km/h.

Somadas à maré alta, essas ondas - que podem avançar cerca de 50 km terra adentro - podem fazer com que as águas subam entre 4,5 e 6 metros acima do nível normal.

Os moradores da região deixaram o local em ônibus após receberem ordem de retirada obrigatória devido ao risco de enchentes.

ANDREW CABALLERO-REYNOLDS/AFP
Moradores se prepararam para a chegada do Laura - ANDREW CABALLERO-REYNOLDS/AFP
ANDREW CABALLERO-REYNOLDS/AFP
Somadas à maré alta, essas ondas - que podem avançar cerca de 50 km terra adentro - podem fazer com que as águas subam entre 4,5 e 6 metros acima do nível normal - ANDREW CABALLERO-REYNOLDS/AFP
ANDREW CABALLERO-REYNOLDS/AFP
Os moradores da região deixaram o local em ônibus após receberem ordem de retirada obrigatória devido ao risco de enchentes - ANDREW CABALLERO-REYNOLDS/AFP
ERIC THAYER/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/GETTY IMAGES VIA AFP
Somadas à maré alta, essas ondas - que podem avançar cerca de 50 km terra adentro - podem fazer com que as águas subam entre 4,5 e 6 metros acima do nível normal - ERIC THAYER/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/GETTY IMAGES VIA AFP

Fugir da rota do furacão

O governador do Texas, Greg Abbott, pediu aos residentes que evacuem suas casas. "Eles têm apenas mais algumas horas para escapar dos danos", disse ao Weather Channel.

"Esta é uma tempestade muito perigosa, mais forte do que a maioria que já cruzou" as costas do estado, acrescentou, insistindo para que a população faça "tudo possível para sair do caminho" de Laura.

O presidente Donald Trump pediu aos moradores das áreas afetadas que "ouçam as autoridades locais". "Laura é um furacão muito perigoso e está se intensificando rapidamente", publicou Trump no Twitter. "Meu governo continua colaborando totalmente com os gestores de emergência estaduais e locais".

Jimmy Ray estava entre os que receberam ordem de evacuação em Lake Charles, no estado de Louisiana. A princípio "íamos tentar aguentar dentro de casa, mas vimos que o furacão ia ser muito forte", disse à AFP.

Outra evacuada da cidade, Patricia Como, contou que seus irmãos, primos e outros membros da família decidiram ficar, mas ela não queria correr o risco. "Não vou brincar com Deus", disse.

Craig Brown, o prefeito da Ilha de Galveston, no Texas, que sofreu o furacão mais mortal da história dos Estados Unidos em 1900 com milhares de vítimas fatais, disse que as autoridades estão "monitorando de perto" a situação.

"Tivemos uma boa cooperação de nossos residentes na evacuação", disse ele. "Se eles quiserem ficar, nós permitiremos", mas "se eles ficarem, é possível que não tenham nenhum serviço de emergência disponível", esclareceu.

Evitar contágios

Angela Jouett, que lidera a operação de evacuação em Lake Charles, informou que novos protocolos foram implementados devido à pandemia do coronavírus. "As pessoas que entram (nos centros de evacuação) usam desinfetante nas mãos", passam por "controles de temperatura" e mantêm entre elas uma distância física de dois metros.

O governador Abbott - cujo estado sofre uma onda significativa de infecções por COVID-19 - pediu àqueles que podiam pagar por isso que se refugiassem em hotéis e motéis "para se isolarem".

Em Nova Orleans, devastada em 2005 pelo furacão Katrina, de categoria 5, o histórico Bairro Francês estava sem turistas, e sacos de areia foram empilhados diante de portas e janelas. Os edifícios de arquitetura colonial foram protegidos com chapas de madeira.

"Não estou preocupado com a água que entra com a tempestade, mas sim com a chuva e as bombas sem funcionar. É isso que vai causar as enchentes", disse à AFP Robert Dunalp, empresário que não se esquece do Katrina, que deixou 1.000 mortos e danos enormes.

Laura passou na segunda-feira como tempestade tropical por Cuba, onde provocou fortes chuvas e alguns danos. No fim de semana, a tempestade provocou 25 mortes no Haiti e República Dominicana.

A temporada de tempestades no Atlântico, que vai até novembro, deve ser uma das mais severas. O NHC prevê até 25 fenômenos, e Laura é o 12º até o momento.

Últimas notícias