Possíveis estragos

Tempestade tropical deixa norte da América Central em alerta

As fortes chuvas e os ventos de Nana sacudiam com fúria a atração turística hondurenha Ilhas da Baía e ameaçavam provocar estragos severos em Belize, Guatemala, El Salvador e no restante de Honduras, segundo órgãos de defesa civil

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 03/09/2020 às 8:13 | Atualizado em 03/09/2020 às 8:13
Reprodução/ Centro Nacional de Furacões (NHC)
Furacão Nana - FOTO: Reprodução/ Centro Nacional de Furacões (NHC)

Os países do norte da América Central se preparavam hoje para a tempestade tropical Nana, que se desloca pelo Caribe com a previsão de se tornar um furacão antes de tocar a costa de Belize, na madrugada desta quinta-feira (3).

As fortes chuvas e os ventos de Nana sacudiam com fúria a atração turística hondurenha Ilhas da Baía e ameaçavam provocar estragos severos em Belize, Guatemala, El Salvador e no restante de Honduras, segundo órgãos de defesa civil, que iniciaram ações preventivas.

Nana se deslocava a uma velocidade de 24 km/h, a 130 km da costa hondurenha, em direção a Belize, segundo comunicado da Comissão Permanente de Contingências de Honduras (Copeco), que havia decretado "alerta verde" em sete dos 18 departamentos do país e ampliou na tarde de hoje a lista para 11 regiões, incluindo Francisco Morazán, onde fica a capital, Tegucigalpa.

Francisco Argeñal, chefe de Meteorologia da Copeco, informou que a tempestade deve se converter em furacão de categoria 1, com ventos de mais de 117 km/h e risco de inundações devido ao transbordamento de rios.

Em Belize, o Serviço Meteorológico Nacional e a Organização Nacional de Gerenciamento de Emergências (Nemo) alertaram que Nana pode tocar terra entre as 00H00 e 06H00 do horário local de quinta-feira sobre o sul do país como um furacão de categoria um.

A Nemo declarou alerta de tempestade devido à possibilidade de fortes chuvas com alagamento de estradas e pontes. A agência alertou que os ventos fortes podem causar danos a casas, queda de árvores e linhas de transmissão de energia, bem como apagões e interrupções no serviço de água.

Com o alerta, "o público é aconselhado a colocar em prática seu plano de emergência familiar e a se preparar para procurar um abrigo seguro", assinalou a Nemo em nota.

Segundo a organização, escolas serão usadas como abrigo, os armadores terão que proteger seus navios e as empresas públicas e privadas terão que liberar seus funcionários para que possam buscar refúgio.

Na Guatemala, a entidade responsável pela proteção civil alertou as autoridades municipais e a população sobre os efeitos colaterais das chuvas causadas pelo temporal, que serão constantes de quinta-feira até o final de semana.

As precipitações de Nana também podem causar a deslizamentos de lahares (massas lodosas que carregam rochas e terra vulcânica) pelas ravinas dos vulcões Fuego (sudoeste) e Santiaguito (oeste), o que coloca em risco comunidades assentadas em áreas próximas.

Uma das preocupações é a saturação dos solos devido às constantes chuvas da estação chuvosa que começou em maio e geralmente se estende até novembro.

A Coordenadora Nacional para Redução de Desastres (Conred) mobiliza alimentos e outros suprimentos da capital para cidades do Nordeste, no Caribe guatemalteco.

Em El Salvador, o ministro do Interior e presidente da Comissão Nacional de Proteção Civil, Mario Durán, disse que ordenou "preventivamente a declaração de um alerta verde em nível nacional" antes da esperada passagem de Nana no país.

Autoridades salvadorenhas estimam que Nana causará tempestades "de intensidade moderada a forte" a partir de quinta-feira em seu território.

No final de maio e início de junho, as tempestades Amanda e Cristóbal deixaram 30 mortos em El Salvador e cinco na Guatemala ao passarem pelo Norte da América Central.

 

 

Últimas notícias