Educação

Conselho de Segurança da ONU pede mais proteção nas escolas

Entre 2015 e 2019, cerca de 11 mil ataques armados contra a educação foram realizados em todo o mundo, segundo a ONU

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 10/09/2020 às 16:42 | Atualizado em 10/09/2020 às 16:42
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Rede particular recebeu autorização nesta quinta-feira (8) para retomar aulas presenciais - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

O Conselho de Segurança das Nações Unidas pediu nesta quinta-feira que todos os Estados-membros façam mais para proteger as escolas da violência estrangeira, em uma declaração unânime patrocinada pelo Níger e pela Bélgica.

Os 15 membros afirmam que as escolas devem ser "espaços livres de todas as formas de violência", lamentando o aumento dos ataques a escolas nos últimos anos que afetam um "número alarmante de crianças cujo acesso é negado uma educação de qualidade".

>> Médicos pernambucanos defendem que não é hora ainda de voltar às aulas nas escolas

>> Senado aprova socorro financeiro para escolas privadas durante pandemia

Entre 2015 e 2019, cerca de 11 mil ataques armados contra a educação foram realizados em todo o mundo, segundo a ONU. Esses ataques assumiram várias formas, visando escolas, alunos, professores ou outros membros da equipe escolar.

O Conselho "insta todas as partes no conflito armado a cessarem imediatamente esses ataques e ameaças e a se absterem de tomar medidas que impeçam o acesso das crianças à educação", aponta o comunicado, que também lamentou como grupos armados e exércitos às vezes usam centros educacionais como refúgio ou depósito de armas, tornando-os um alvo para seus adversários.

 

 

Últimas notícias