Considerado a próxima fronteira da exploração espacial, o planeta Marte chegará a sua menor distância (62.711.427 km) em relação ao centro da Terra nesta terça-feira (6), por volta das 3 horas da manhã. A aproximação do planeta com a Terra, ocorre devido ao movimento de translação realizado por Marte.
De acordo com o coordenador do Observatório Astronômico do Alto da Sé/Espaço Ciência, Cleiton Batista, a aproximação do centro de Marte com o centro da Terra ocorre em ciclos, de 15 ou 17 anos, e se repetem a cada 79 anos, sendo considerados como períodos ideais para observar Marte.
Quem quiser aproveitar o momento para observar Marte, deverá olhar durante a noite para o Leste, direção onde o Sol, a Lua e outros mais planetas nascem. Marte se destaca com sua coloração avermelhada, que dá nome ao seu apelido, planeta vermelho.
Cleiton destaca outro fenômeno que acontecerá durante o mês de outubro, a Chuva de meteoros Orionidas, na madrugada do dia 21, e o alinhamento entre Júpiter, a Lua e Saturno, na direção Oeste, onde o Sol se põe.
A partir da quarta-feira (7) , o Espaço Ciência estará participando da "World Space Week", Semana Mundial do Espaço, que tem como temática "Satélites melhoram a vida". As atividades diárias e remotas realizadas durante o período serão divulgadas diariamente nas redes sociais do museu.
Comentários