Atenção

Asteroide "potencialmente perigoso" passará próximo à Terra em novembro

Objeto espacial pode ter quase 820 metros de diâmetro e entrará na órbita da Terra no final de novembro a uma velocidade de mais de 90 mil km/h

Douglas Hacknen
Douglas Hacknen
Publicado em 08/10/2020 às 18:23
Notícia

Pixabay
Asteroide passará próximo à Terra. Foto ilustrativa - FOTO: Pixabay
Leitura:

A Nasa (National Aeronautics and Space Administration, em inglês) emitiu alerta sobre um asteroide com um tamanho estimado de mais de 500 metros de diâmetro, que passará próximo ao planeta Terra no final do mês de novembro deste ano. Denominado de ‘153201 (2000 WO107)', a rocha espacial foi classificada como ‘potencialmente perigosa' (PHA) pela Minor Planet Center (MPC) e passará em altíssima velocidade.

Descoberto por estudiosos em 2000, o asteroide terá seu ponto mais próximo da Terra em 29 de novembro e não será visível a olho nu. Viajando através do espaço a mais de 90 mil km/h, o objeto vai passar a 11,19 vezes a distância da Terra para a Lua. Distância é considerada segura. É possível acompanhar o asteroide.

De acordo com a agência de notícias do Reino Unido, Express, mesmo com o monitoramento feito de forma minuciosa pela agência espacial, não há riscos de uma colisão ou perigos para o nosso planeta. Esta conclusão é reforçada com a justificativa de que um corpo deste tamanho dificilmente mudará de rota em poucos dias. 

Gostou do tema?

Na série de ficção científica, Salvation (disponível na Netflix), um grupo de pessoas e governantes precisa lidar com a ameaça de um asteroide que está em rota de colisão com a Terra. Essa situação gera uma série de outros incidentes diplomáticos e complicações.

 

O jornalismo profissional precisa do seu suporte.

Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias