ASTRONOMIA

Nasa transmite pouso de sonda em asteroide Bennu nesta terça (19); saiba como acompanhar ao vivo

Transmissão terá início às 18h, previsão é que a aterrissagem aconteça às 19h12

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 19/10/2020 às 14:50 | Atualizado em 19/10/2020 às 15:47
Divulgação/Nasa
A expectativa é de que o material encontrado no asteroide ajude a explicar como se deu o início da vida na Terra - FOTO: Divulgação/Nasa

Nesta terça-feira (20), a Nasa vai transmitir, ao vivo, o pouso da sonda Osiris-REx na superfície do asteroide Bennu. Será possível acompanhar o desenrolar da missão a partir das 18h, no horário de Brasília. A previsão da agência espacial norte-americana é de que a aterrissagem aconteça às 19h12. Além do pouso, também será possível observar a tentativa de coletar amostras do asteroide. 

A expectativa é de que o material presente no asteroide ajude os cientistas a entenderem como se deu o início do sistema solar, da vida e dos oceanos da Terra. A Osiris-Rex está orbitando o Bennu há quase dois anos. Durante esse tempo, a sonda que tem o tamanho aproximado de uma van, ajudou os cientistas a criarem um mapa 3D do asteroide.

Bennu

Recentemente, os pesquisadores descobriram que o asteroide possui material orgânico portador de carbono em sua superfície. Para os astrônomos, a presença do material indica que a água já esteve presente no local. Os cientistas também observaram que o material presente em Bennu se parece com o que ajudou a formar a Terra.


Isso indica que as amostras coletadas pela sonda nesta terça-feira (19) poderão conter minerais hidratados e material orgânico, o que pode significar que o asteroide já abrigou vida em algum momento de sua história.

Quem quiser, pode realizar um tour virtual pelo asteroide e descobrir um pouco mais sobre o local de exploração desta noite. Através do twitter, a Nasa adiantou um pouco do que é possível observar no passeio virtual.

Aqueles que desejam acompanhar a transmissão da aterrissagem da sonda, poderão acompanhar pelas redes sociais da Nasa, pelo site da agência espacial ou através do YouTube.

Comentários

Últimas notícias