31 de outubro

Entenda o que é a Lua Azul, fenômeno astrológico que acontecerá no Dia das Bruxas

O fenômeno, que acontece a cada dois ou três anos, se caracteriza pela segunda lua cheia de um mês

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 28/10/2020 às 12:07 | Atualizado em 28/10/2020 às 12:07
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
A última vez que a Lua Azul aconteceu foi em 31 de março de 2018 - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

No dia 31 de outubro, além de ser comemorado o Dia das Bruxas, será possível observar a Lua Azul. Apesar do nome, o satélite não necessariamente ficará de outra cor. O fenômeno, que acontece a cada dois ou três anos, se caracteriza pela segunda lua cheia de um mês. O ciclo do satélite é de cerca de 29 dias.

De acordo com o site Time and Date, existem duas formas de calcular a data em que ocorrerá o fenômeno. Um deles é a Lua Azul sazonal, que é a terceira lua cheia em uma estação com quatro luas cheias. Já a Lua Azul mensal é a que acontece no dia 31 de outubro, sendo a segunda vez que o satélite fica em sua fase cheia em um período de 30 dias.

Para que tenhamos a Lua Azul mensal, é preciso que hajam duas coincidências. Uma delas é que a primeira lua cheia seja no primeiro ou segundo dia do mês (em 2020, 1º de outubro), e o mês precisa ter 31 dias. Ainda segundo o Time and Date, a Luz Azul sazonal é a definição astronômica original do fenômeno. A última vez que a Lua Azul aconteceu foi em 31 de março de 2018.

Comentários

Últimas notícias