Pandemia

Pacientes com covid-19 infectam metade das pessoas no mesmo lar, diz estudo

Os adultos parecem ser mais contagiosos do que as crianças, segundo um estudo realizado por autoridades de saúde dos Estados Unidos

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 30/10/2020 às 19:14
NEIL HALL / POOL / AFP
MOBILIZAÇÃO Especialistas alegam que hospitais privados estão reabrindo leitos que haviam sido desativados - FOTO: NEIL HALL / POOL / AFP

Pessoas que contraem a covid-19 infectam cerca de metade dos moradores de suas casas, e os adultos parecem ser mais contagiosos do que as crianças, segundo um estudo realizado por autoridades de saúde dos Estados Unidos, divulgado nesta sexta-feira (30).

Muitas pesquisas tentaram determinar o risco exato de transmissão dentro de famílias sob o mesmo teto, com resultados amplamente variáveis, mas sugerindo que crianças tem menos chance de serem vetores do coronavírus do que adultos.

O novo estudo dos Centros de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) é baseado em 101 casos de covid-19 em duas cidades americanas, Nashville (Tennessee) e Marshfield (Wisconsin), até o mês de abril.

Os pesquisadores estudaram 191 membros do lar desses 101 casos iniciais. Eles tiveram que manter um diário de seus possíveis sintomas e coletar amostras (nasal e/ou de saliva) por 14 dias.

O resultado foi que 102 desses 191 casos de contato terminaram com diagnósticos positivos, o que representa uma taxa de infecção secundária de 53%.

Entre os 20 casos primários de menores de 18 anos, a taxa de infecção secundária foi de 43%, enquanto a dos 82 adultos ficou em 57%.

No entanto, o baixo número de menores entre os casos iniciais (apenas 20) dificulta a generalização do resultado. Os autores concluem que "ocorreram transmissões significativas, seja o paciente inicial um adulto ou uma criança".

Outra lição é que menos da metade dos membros infectados da família apresentaram sintomas quando testaram positivo, o que ressalta o risco de transmissão assintomática.

O CDC recomenda que as pessoas que pensam ter sido infectadas se isolem em casa, durmam em um quarto separado, utilizem um banheiro separado se possível e usem máscara.


Últimas notícias