CORRIDA PELA CASA BRANCA

Eleição nos Estados Unidos: veja os resultados na disputa Trump x Biden

Disputa, atingida pela pior pandemia em um século, deixou o clima entre os norte-americanos bem acirrados

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 03/11/2020 às 22:30 | Atualizado em 04/11/2020 às 1:22
JIM WATSON, BRENDAN SMIALOWSKI / AFP
Equipe de Joe Biden já conta com plano para revidar ataques de Donald Trump - FOTO: JIM WATSON, BRENDAN SMIALOWSKI / AFP

Atualizada à 01h22

Profundamente polarizados, os americanos decidiam nesta terça-feira (03) entre reeleger o republicano Donald Trump para mais quatro anos na Casa Branca ou substituí-lo pelo democrata Joe Biden, em eleições atingidas pela pior pandemia em um século.

>> Eleições americanas 2020: saiba como funciona escolha do presidente nos Estados Unidos nesta terça-feira (3)

>> Mais de 100 milhões de norte-americanos votaram de forma antecipada nas eleições dos Estados Unidos 

Mais de 100 milhões votaram antecipadamente - pelo correio ou pessoalmente -, um número recorde, que representa mais de 73% do total de votos emitidos há quatro anos, e mais eram esperados nos centros de votação, que começarão a fechar na costa leste por volta das 23h GMT.

Mas a briga pelos 270 votos eleitorais necessários para a vitória, obtida com a conquista do voto popular em cada estado, está próxima, e o resultado pode não ser conhecido antecipadamente e ainda levar dias.

Acompanhe abaixo como está a apuração dos votos em cada estado norte-americano

 

Califórnia

Biden vence na Califórnia (imprensa)

Oregon

Biden vence em Oregon (imprensa)

Washington

Biden vence em Washington (imprensa)

Nebraska

Trump vence em Nebraska, segundo a imprensa dos EUA

Missouri

Trump vence no Missouri: imprensa americana

Utah

Trump vence em Utah: emissoras americanas

New Hampshire

Biden vence no estado de New Hampshire (imprensa dos EUA)

Novo México

O candidato democrata Joe Biden venceu nesta terça-feira (4) no Novo México o presidente Donald Trump, segundo o jornal The New York Times e a emissora de televisão NBC.

Esta vitória lhe dá cinco votos no Colégio Eleitoral, alcançando 131 frente aos 95 de Trump. Para conquistar a Presidência americana, são necessários 270 votos no Colégio Eleitoral, de um total de 538.

Kansas

O presidente americano Donald Trump venceu no estado do Kansas e acumula 14 vitórias em estados na noite deste dia de eleições, segundo a emissora Fox News e o jornal The New York Times.

O Kansas tem seis votos no colégio eleitoral, com o que os quais o presidente soma 95 votos no colégio eleitoral contra 126 para Biden. Para conquistar a presidência americana são necessários 270 votos no Colégio Eleitoral, de um total de 538.

Carolina do Sul

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, venceu nesta terça-feira (3) na Carolina do Sul, somando vitórias em 13 estados, segundo o jornal The New York Times e a emissora NBC.

Às 23H30 de Brasília, o republicano tinha 89 votos no Colégio eleitoral contra 126 para Biden na corrida para a Casa Branca. São necessários 270 votos para se eleger presidente nos Estados Unidos.

Colorado

O ex-vice-presidente Joe Biden venceu o presidente Donald Trump no Colorado, um território onde a democrata Hillary Clinton também venceu em 2016, segundo as emissoras de televisão americanas Fox e NBC.

Esta vitória lhe aporta 9 votos no colégio eleitoral, que se somam aos 117 conseguidos em outros estados já conquistados pelos democratas nas eleições passadas. São necessários 270 votos no colégio eleitoral para chegar à Casa Branca.

Louisiana

Trump vence na Louisiana (imprensa)

Dakota do Sul

Trump vence na Dakota do Sul (imprensa)

Dakota do Norte

Trump vence na Dakota do Norte (imprensa)

Wyoming

Trump vence no Wyoming (imprensa)

Nova York

O ex-vice-presidente democrata Joe Biden venceu o presidente republicano Donald Trump em Nova York, um tradicional reduto dos democratas, segundo as emissoras de televisão americanas CNN, NBC e CBS.

Esta vitória lhe atribui 29 votos no colégio eleitoral aos 88 que já tinha em outros estados, deixando os democratas com 117 votos dos 270 necessários para chegar à Casa Branca.

Alabama

Trump vence no Alabama e no Mississípi (imprensa)

Mississípi

Trump vence no Alabama e no Mississípi (imprensa)

Rhode Island

Biden vence em Rhode Island (imprensa americana)

Nova Jersey

O ex-vice-presidente Joe Biden venceu nesta terça-feira (3) no reduto democrata de Nova Jersey contra o republicano Donald Trump, segundo as emissoras de TV NBC e ABC. Com esta vitória, Biden soma 14 votos no colégio eleitoral. São necessários 270 para se chegar à Casa Branca.

Arkansas

Trump vence no Arkansas, segundo imprensa

Illinois

Biden vence em Illinois (imprensa americana)

Oklahoma

O presidente republicano Donald Trump venceu em Oklahoma, estado onde já tinha vencido nas eleições de 2016, segundo as emissoras CNN e NBC. Esta vitória sobre o adversário, o democrata Joe Biden, lhe atribui sete votos no Colégio Eleitoral, que se somam aos 24 já conquistados em outros estados. Para conquistar a Presidência americana, são necessários 270 votos no Colégio Eleitoral.

Connecticut

O ex-vice-presidente americano, Joe Biden, venceu nesta terça-feira (3) em Connecticut contra o republicano Donald Trump, segundo a emissoras de TV NBC e o jornal The New York Times. Com esta vitória, Biden soma sete pontos no colégio eleitoral aos 57 acumulados em outros estados já conquistados pelos democratas há quatro anos. São necessários 270 para chegar à Casa Branca.

Tennessee

O presidente americano, Donald Trump, venceu no estado do Tennessee, repetindo o resultado de 2016, segundo o "New York Times" e a Fox News. A vitória lhe dá mais 11 votos eleitorais, que se somam aos 31 conquistados em outros estados (Kentucky, Virgínia Ocidental, Indiana e Oklahoma). São necessários 270 para vencer as eleições presidenciais.

Columbia

Biden vence em Maryland, segundo a imprensa americana

Delaware

Biden vence em Delaware , segundo a imprensa americana

Massachusetts

Biden vence em Massachusetts, segundo a imprensa americana

Maryland

O candidato democrata, Joe Biden, venceu nesta terça-feira em Maryland, Delaware, Massachusetts e no Distrito de Columbia, onde fica a capital americana, segundo as primeiras projeções da imprensa americana. Estas vitórias lhe concedem um total de 27 grandes eleitores, que se somam aos 16 que ele conquistou em Virgínia (13) e Vermont (3). Para ganhar a presidência americana, são necessários 270 votos no Colégio Eleitoral, de um total de 538.

Virgínia Ocidental

O presidente republicano, Donald Trump, venceu na Virgínia Ocidental, estado onde tinha vencido em 2016, segundo as projeções da Fox News e do jornal The New York Times. Esta vitória atribui cinco grandes eleitores a Trump, além dos 11 em Indiana e 8 de Kentucky. Para chegar à Casa Branca, é necessário obter 270 votos no Colégio Eleitoral.

Virgínia

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, venceu nesta terça-feira (3) no estado da Virgínia, onde Hillary Clinton venceu quatro anos atrás, segundo a emissora de televisão Fox News e o jornal The New York Times. Esta vitória lhe atribui 13 votos no Colégio Eleitoral, que se somam aos três já obtidos em Vermont. O ex-vice-presidente precisa de 270 destes votos para chegar à Casa Branca.

Vermont

O ex-vice-presidente Joe Biden venceu em Vermont, um estado tradicionalmente democrata, segundo as emissoras de TV NBC e Fox. Esta vitória daria a Biden 3 votos no Colégio Eleitoral, composto por um total de 538 votos e onde são necessários ao menos 270 para se chegar à Casa Branca.

Kentucky

O presidente americano, Donald Trump, venceu nesta terça-feira no estado de Kentucky, repetindo a atuação de 2016, segundo a rede de TV Fox e o jornal "The New York Times". A vitória lhe dá oito votos do Colégio Eleitoral, além dos 11 obtidos em Indiana. Ele ou Biden precisam de 270 desses votos para vencer as eleições presidenciais.

Indiana

Donald Trump vence no estado de Indiana, segundo emissoras de TV.

 

Medo de distúrbios

A possibilidade de que o país volte a ser azul democrata, ou permaneça vermelho republicano, aumenta o temor aos distúrbios sociais, depois das manifestações por vezes violentas contra o racismo que abalaram o país este ano.

A capital Washington, como outras grandes cidades, amanheceu com suas lojas e escritórios fechados e as forças policiais em alerta máximo.

Trump, que há um mês foi hospitalizado por causa da covid-19, e Melania, que também foi infectada, planejam uma festa na Casa Branca para aguardar os resultados. Além da presidência e da vice-presidência, as 435 cadeiras na Câmara dos Deputados serão escolhidas, e se espera que os democratas mantenham e, possivelmente, aumentem sua liderança. Além disso, cerca de um terço do Senado está na disputa, onde os republicanos correm o risco de perder sua maioria de 53-47.

O mundo inteiro acompanha de perto a eleição desta terça-feira, depois de um primeiro mandato de Trump marcado por relações tensas com aliados da OTAN, a retirada de Washington do Acordo do Clima de Paris e da Organização Mundial da Saúde, e a renúncia ao acordo nuclear com o Irã.

O continente americano também observará o resultado diante do novo T-MEC que envolve o México e o Canadá, da sintonia dos Estados Unidos com o Brasil e do confronto com a Venezuela, Cuba e Nicarágua.

A ligação da principal potência econômica com a China, abalada nos últimos quatro anos não só por razões comerciais - mas porque Trump culpa Pequim pela pandemia - preocupa o mundo inteiro.

Wall Street fechou em forte alta neste dia de eleições, após seu pior desempenho desde março na semana passada.

Comentários

Últimas notícias