Ainda em meio a trabalhosa contagem de votos na eleição presidencial dos Estados Unidos, o candidato do Partido Democrata Joe Biden afirmou publicamente que será o próximo presidente do país. Na contagem parcial, Biden está à frente do seu adversário republicano e candidato à reeleição, Donald Trump, com 253 delegados contra 213 - nos EUA, o eleitor escolhe qual candidato terá o direito de levar os delegados do Colégio Eleitoral dos estados.
Mesmo negando que vai declarar vitória antecipadamente, Biden afirmou que acredita que será o vencedor no fim da apuração. "Não estou aqui para declarar a minha vitória, mas quero dizer que, quando a contagem acabar, nós seremos vencedores", disse Biden, às 18h (horário de Brasília), após o anúncio da sua vitória em no estado Wisconsin.
- Declarações de Trump sobre eleições mantêm Twitter e Facebook em alerta
- Trump e Biden cabeça a cabeça em uma apuração que pode levar dias
- Biden vence em Wisconsin, em golpe para Trump, diz imprensa americana
- Nas eleições de 2000, EUA esperou mais de um mês pelo vencedor
- Trump pede à justiça suspensão da contagem de votos no Michigan, diz chefe de campanha
"Aqui é o povo é quem manda, o poder não pode lhe ser retirado, ele vem do povo. Somente o povo pode decidir quem será o presidente. Nós, o povo, não seremos silenciados, não seremos provocados, não vamos nos render. Estou confiante de que seremos vitoriosos. E será uma vitória da democracia", disse Joe Biden.
Pouco depois do pronunciamento do democrata, a apuração foi encerrada em Michigan, resultado em mais uma vitória para Biden. Nas eleições de 2016, Trump foi o mais votado por lá.
Comentários