Os Estados Unidos se mantinham em suspense em relação ao resultado das eleições presidenciais em estados-chave onde a apuração prosseguia nesta quarta-feira (madrugada da quinta-feira, no Brasil), em uma corrida muito disputada para se declarar um vencedor. Segue abaixo a situação atualizada em cada um deles até a publicação desta matéria.
- A eleição presidencial americana pode ser decidida na Justiça?
- Biden se aproxima da Casa Branca e Trump impugna contagem de votos
- Ganhando ou perdendo, Trump tem uma base maior e mais forte do que nunca
- Geórgia pode encerrar contagem de votos nesta noite; Nevada deve continuar na quinta-feira (05)
- Milhares vão às ruas de Nova York pedir apuração total dos votos; tensão em Detroit
Joe Biden conta, no momento, com 264 grandes eleitores e Donald Trump, com 214. São necessários 270 para conquistar a Casa Branca. Os três grandes eleitores do Alasca ainda não foram atribuídos a nenhum candidato, mas os democratas não vencem ali há décadas. A incerteza se mantém em quatro estados:
Pensilvânia
Talvez o estado que leve mais tempo para declarar um vencedor - e que poderia decidir o resultado com 20 votos eleitorais em jogo.
Com 89% dos votos apurados no estado industrial, Trump estava à frente na noite desta quarta-feira, com 50,7%, contra 48,1% para Biden. As cédulas restantes, no entanto, devem favorecer Biden, que nasceu no estado. Segundo autoridades locais, o resultado final deve ser conhecido até sexta-feira.
Carolina do Norte
Trump parecia o favorito para ganhar os 15 votos eleitorais da Carolina do Norte, apesar de uma forte atuação de Biden, mas permanece sem folga.
Com 95% apurados no estado do sudeste, Trump tem 50,1% e Biden, 48,6%. As cédulas pelo correio enviadas antes ou no dia das eleições podem ser contadas até 12 de novembro.
Nevada
Possui seis grandes eleitores em jogo. Com 86% dos votos apurados, Biden lidera, com 49,3%, contra 48,7% para Trump.
Autoridades estaduais disseram, em um primeiro momento, que não iriam divulgar novos resultados até esta quinta-feira, antes de anunciarem que, "devido ao forte interesse pela votação em Nevada", iriam divulgar novas cifras na noite desta quarta-feira, horário local.
Geórgia
Biden teve um desempenho inesperadamente bom no estado do sudeste, que é tradicionalmente um reduto republicano, mas Trump ainda estava um pouco à frente. O estado tem 16 grande eleitores em jogo.
Com 95% apurados, Trump conta com 49,6%, contra 49,1% para Biden. O resultado final é esperado para a noite desta quarta-feira, horário local.