Com boa parte das urnas apuradas nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, a disputa entre o atual presidente Donald Trump, do Partido Republicano, e Joe Biden, do Partido Democrata, entra na reta final e pode ter desfecho ainda nesta quinta-feira (5), a depender do andamento da contagem dos votos nos últimos seis estados onde ainda faltam uma definição: Alaska, Arizona, Geórgia, Pensilvânia, Carolina do Norte e Nevada.
Nesse momento, Biden contabiliza 253 delegados contra 214 de Trump. Nos Estados Unidos, a votação é indireta e o eleitor não escolhe diretamente o presidente, mas sim define para qual candidato vão os delegados de cada um dos 50 estados. Ao todo são 538 delegados, sendo vencedor aquele que conseguir 270.
- Advogado de Trump alega fraude nas eleições dos EUA, e afirma que vai aos tribunais para pedir recontagem de votos em quatro estados
- Ganhando ou perdendo, Trump tem uma base maior e mais forte do que nunca
- Candidatas rompem barreiras nas eleições dos Estados Unidos
- Eleições nos Estados Unidos: Manifestantes anti-Trump são presos em Nova York; Michigan e Arizona registram atos pró-Trump
- Eleição nos Estados Unidos: memes explodem com indefinição sobre resultado presidencial
- Favoritismo de Biden cresce durante apuração nos Estados Unidos; democrata está perto de vencer
- Resultados em Geórgia e Nevada podem decidir eleição dos EUA nesta quinta-feira
Assim, pela atual contagem, Biden é favorito e está mais perto da vitória. Convém destacar, contudo, que no Arizona, que tem 11 delegados e ainda não terminou a votação, o democrata é apontado já como provável vencedor por algumas agências de informação. Como não há um Tribunal Superior Eleitoral nos Estados Unidos, cada agência contabiliza de acordo com o seu método. Assim, Biden pode ter 264 ou 253 a depender do órgão que esteja contabilizando. Confirmando o Arizona, a Biden bastaria vencer apenas mais um dos outros cinco estados. Ele lidera em Nevada, que tem seis delegados. Levando esse estado com o Arizona, chegaria aos 270. Na Carolina do Norte (15), Pensilvânia (20), Alaska (3) e Geórgia (16), Biden está atrás.
Do lado de Trump a tarefa é mais complicada. Tomando que ele perca o Arizona, teria que levar todos os outros estados para vencer. Na Carolina do Norte e no Alaska, a situação parece mais confortável, o que daria uma vitória. Na Pensilvânia e na Geórgia, contudo, Biden ainda alimenta chances de virada. Está menos de 20 mil votos atrás na Geórgia e 136 mil votos atrás na Pensilvânia. Nesses locais, há a expectativa da contagem de votos vindos pelos correios, que em geral tendem a favorecer os democratas.
E mesmo saindo derrotado, Trump já falou que promete judicializar a disputa. Argumenta que houve fraudes nos votos e que irá pedir recontagem em estados onde perdeu, como Michigan e Wyscosin. Do outro lado, Biden reforça que todos os votos sejam contabilizados.
Veja onde cada candidato já venceu:
TRUMP (214)
Alabama (9)
Arkansas (6)
Carolina do Sul (9)
Dakota do Norte (3)
Dakota do Sul (3)
Flórida (29)
Idaho (4)
Indiana (11)
Iowa (6)
Kansas (6)
Kentucky (8)
Louisiana (8)
Maine (1)
Montana (3)
Mississippi (6)
Missouri (10)
Nebraska (4)
Ohio (18)
Oklahoma (7)
Tennessee (11)
Texas (38)
Utah (6)
Virgínia Occidental (5)
Wyoming (3)
BIDEN (253)
Califórnia (55)
Colorado (9)
Connecticut (7)
Delaware (3)
Havaí (4)
Illinois (20)
Maine (3)
Maryland (10)
Massachusetts (11)
Michigan (16)
Minnesota (10)
Nebraska (1)
New Hampshire (4)
Nova Jersey (14)
Novo México (5)
Nova York (29)
Oregon (7)
Rhode Island (4)
Vermont (3)
Virgínia (13)
Washington, D.C. (3)
Estado de Washington (12)
Wisconsin (10)
Comentários