ACUSAÇÕES

Líder do Comitê Republicano reforça denúncias de fraude nas eleições dos Estados Unidos, também sem apresentar provas

Ronna Romney disse que janelas de um centro de apuração foram cobertas para que as pessoas não pudessem ver

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 06/11/2020 às 15:50 | Atualizado em 06/11/2020 às 15:50
JEFF SWENSEN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP
Republicanos alegam, entre outras coisas, que estão sendo impedidos de acompanhar a contagem de votos em alguns estados. - FOTO: JEFF SWENSEN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

A líder do Comitê Nacional do Partido Republicano dos Estados Unidos, Ronna Romney McDaniel, fez um pronunciamento, na tarde desta sexta-feira (6), listando denúncias de supostas irregularidades que estariam acontecendo no processo de apuração de votos das eleições presidenciais norte-americanas. Apesar de citar as supostas fraudes, a líder do Comitê não apresentou provas. 

 

"Nós não vamos aguentar isso calados. Todo cidadão pode questionar essa contagem de votos. Qualquer irregularidade, seja por tentativa de interferência ou por incompetência, deve ser investigada. Nós não desistiremos desse processo até que a questão tenha sido resolvida", acrescentou.

McDaniel destacou o estado do Michigan, onde 99% dos votos já foram apurados e a vitória foi declarada para o candidato democrata Joe Biden, por 50.5% dos votos, enquanto Trump tem 47.9%. Segundo a republicana, funcionários de prefeituras cobriram janelas de um centro de votação, "o que estão escondendo?", questionou. 

"Ouvimos promessas de que essa eleição seria completamente transparente, mas infelizmente não podemos ver quantos votos foram contados", alegou em outro momento do pronunciamento. A líder republicana também afirmou que há "discrepâncias no estado do Michigan que merecem investigação". Até o momento, o democrata Joe Biden conquistou 253 delegados no total e são necessários 270 para se eleger.

"Nós queremos assegurar que todo voto legal seja contado. Os democratas e a mídia passaram quatro anos falando da integridade das eleições de 2016, e, agora, horas depois do fechamento das urnas, eles querem ignorar irregularidades e também interferências que podem custar a eleição", disse Ronna.

O processo eleitoral dos Estados Unidos é feito com votos em cédulas de papel. Na apuração, os responsáveis pela contagem checam a documentação e a legalidade do voto, enquanto representantes dos partidos que disputam a eleição fiscalizam a contagem. 

Comentários

Últimas notícias