Kamala Harris, a 1ª vice-presidente

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 08/11/2020 às 2:00
Leitura:

Kamala Harris, ex-procuradora-geral e filha de imigrantes, entra para a história como a primeira mulher a se tornar vice-presidente dos Estados Unidos. "Serei a primeira mulher nesse cargo, mas não serei a última", disse, abrindo o discurso de Joe Biden em Wilmington, Delaware, na noite de sábado.

A vice-presidente eleita disse que os eleitores trouxeram um "novo dia para a América". Harris, que será a mulher de maior posição na história dos Estados Unidos, subiu ao palco em Wilmington, Delaware em um terno branco em homenagem ao movimento sufragista feminino ao som de Mary J. Blige.

"Quando nossa própria democracia estava nas urnas nesta eleição, com a própria alma da América em jogo e o mundo assistindo, vocês deram início a um novo dia para a América", disse Harris aos aplausos da multidão socialmente distanciada ao ar livre.

A senadora democrata da Califórnia permitiu que Joe Biden, de 77 anos, ganhasse o apoio de um eleitorado mais diverso que buscava ser melhor representado no topo do poder.

Tanto que alguns disseram que não votaram em Biden, mas sim nela, uma advogada de pai jamaicano e mãe indiana.

Harris chegou às urnas com a força de ter sido a primeira mulher negra a ser eleita procuradora-geral na Califórnia e como a primeira mulher de ascendência sul-asiática no Senado.

Agora, vencendo a vice-presidência - um cargo que a coloca como primeira opção para ocupar a presidência caso algo aconteça com Joe Biden - Harris quebra a maior barreira de sua carreira.

Tendo em vista que Biden, de 77 anos, deve cumprir apenas um mandato, Harris estaria em posição privilegiada para ganhar a indicação à presidência daqui a quatro anos. "Minha mãe me criou para ver o que poderia ser, sem o peso do que já foi", afirmou Harris no Twitter.

Desde que foi escolhida como companheira de chapa de Biden em agosto, ela atacou Trump por sua gestão caótica da crise da pandemia de covid-19, mas também por questões como racismo, a situação da economia e sua agressiva política de imigração.

Os pais de Harris são imigrantes. Seu pai migrou para os Estados Unidos da Jamaica e sua mãe da Índia, e suas vidas foram marcadas pela narrativa do "sonho americano".

Harris nasceu em 20 de outubro de 1964 em Oakland, Califórnia, que na época era um núcleo de ativismo pelos direitos civis e contra a guerra.

Ela se formou na Universidade Howard em Washington, um ícone da cultura negra nos Estados Unidos. Esse foi o início de uma brilhante carreira como procuradora, que a levou a ser eleita duas vezes procuradora do condado de São Francisco e depois, em 2010, procuradora-geral da Califórnia.

Seu discurso de que foi uma "procuradora progressista", porém, foi questionado por críticos que dizem que ela lutou para manter sentenças injustas e se opôs a reformas na Califórnia, como uma lei que instava o procurador-geral a investigar tiroteios envolvendo a polícia.

"Cada vez que os progressistas pediam a ela que apoiasse uma reforma do sistema penal como procuradora do condado e, mais tarde, como procuradora do estado, Harris se opôs ou se calou", escreveu a acadêmica Lara Bazelon no The New York Times. No entanto, seu trabalho foi fundamental para montar uma base e ter ressonância para lançar uma candidatura de sucesso e chegar ao Senado na campanha de 2016, tornando-se a segunda mulher negra a ser eleita.

Comentários

Últimas notícias