EUA

Biden diz já estar na transição de governo e insiste em alívio fiscal 'agora'

O presidente eleito dos Estados Unidos afirmou que o fracasso de Trump em admitir derrota nas eleições não muda esse fato

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 10/11/2020 às 18:16 | Atualizado em 10/11/2020 às 18:24
TASOS KATOPODIS / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP
Na terça-feira (22), o presidente eleito Joe Biden prometeu que responderia ao gigantesco ciberataque executado contra o governo dos Estados Unidos e atribuído à Rússia - FOTO: TASOS KATOPODIS / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP
Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden afirmou nesta terça-feira (10) que já está no processo de transição de governo. Segundo ele, o "fracasso" do governo do presidente Donald Trump em admitir derrota não muda esse fato. Em sua fala, ele voltou a insistir na necessidade de mais apoio oficial à economia. "As pessoas precisam de alívio agora", ressaltou.
As declarações foram dadas durante entrevista coletiva nesta terça, na qual Biden defendeu a ampliação da cobertura de saúde nos EUA.
Ao ser questionado sobre a postura do Partido Republicano no processo eleitoral, o ex-vice-presidente afirmou que parte da sigla "tem sido intimidada" pelo atual presidente.
Biden disse que um fracasso para ampliar a ajuda agora causará mais demissões, inclusive de bombeiros e policiais, por exemplo, e agravará a pressão sobre a economia. Sobre a postura de Trump, Biden afirmou que deseja conversar com o atual presidente.
"Acho simplesmente embaraçoso", comentou ele sobre o fato de que Trump ainda não admitiu a derrota na eleição, considerando que isso "não ajuda no legado" do atual líder.
Ao mesmo tempo, disse que não avalia como necessário entrar na Justiça para forçar Trump a admitir a derrota e cooperar na transição.
O democrata disse que seria bom ter a colaboração do governo atual e acesso, por exemplo, a informações confidenciais. Caso isso não aconteça, de qualquer modo, a transição ocorrerá do mesmo jeito até dia 20 de janeiro, notou.

Últimas notícias