Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden afirmou nesta terça-feira (10) que já está no processo de transição de governo. Segundo ele, o "fracasso" do governo do presidente Donald Trump em admitir derrota não muda esse fato. Em sua fala, ele voltou a insistir na necessidade de mais apoio oficial à economia. "As pessoas precisam de alívio agora", ressaltou.
As declarações foram dadas durante entrevista coletiva nesta terça, na qual Biden defendeu a ampliação da cobertura de saúde nos EUA.
Ao ser questionado sobre a postura do Partido Republicano no processo eleitoral, o ex-vice-presidente afirmou que parte da sigla "tem sido intimidada" pelo atual presidente.
Biden disse que um fracasso para ampliar a ajuda agora causará mais demissões, inclusive de bombeiros e policiais, por exemplo, e agravará a pressão sobre a economia. Sobre a postura de Trump, Biden afirmou que deseja conversar com o atual presidente.
"Acho simplesmente embaraçoso", comentou ele sobre o fato de que Trump ainda não admitiu a derrota na eleição, considerando que isso "não ajuda no legado" do atual líder.
Ao mesmo tempo, disse que não avalia como necessário entrar na Justiça para forçar Trump a admitir a derrota e cooperar na transição.
O democrata disse que seria bom ter a colaboração do governo atual e acesso, por exemplo, a informações confidenciais. Caso isso não aconteça, de qualquer modo, a transição ocorrerá do mesmo jeito até dia 20 de janeiro, notou.
Sobre O Estadão Conteúdo é uma agência de notícias que pertence ao grupo O Estado de S. Paulo, fornecendo notícias, análises, colunas, cotações, entre outros conteúdos para veículos de imprensa de todo o Brasil.
Localidade:São Paulo
Telefone:55 (11)3856.2079
Cargo:Agência Noticiosa
Cursos:Noticias nacionais, coberturas especiais, análises, cotações e colunas.
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.