IMUNIZAÇÃO

Rússia diz que tem como fornecer ao Brasil 50 milhões de doses de vacina contra covid-19

De acordo com o diretor do Fundo Russo de Investimentos Diretos, a vacina é eficaz e segura contra a covid

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 11/11/2020 às 21:56 | Atualizado em 11/11/2020 às 22:04
AGÊNCIA BRASIL
Covid já infectou milhões de pessoas no mundo inteiro - FOTO: AGÊNCIA BRASIL

Responsável pela produção da vacina russa contra o novo coronavírus, o diretor geral do Fundo Russo de Investimentos Diretos, Kirill Dmitriev, disse, durante uma entrevista à emissora CNN Brasil, que o país tem condições de fornecer 50 milhões de doses do imunizante ao Brasil já em janeiro de 2021. Ele garantiu que a Sputnik V é eficaz contra a covid-19, allém de afirmar que o governo russo tem mantido contato com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

>> Saiba como está o desenvolvimento das principais vacinas contra a covid no mundo

“Estamos trabalhando em conjunto com a Anvisa e assim que conseguirmos a autorização, poderemos entregar a vacina em janeiro de 2021. Nós não faríamos testes clínicas fora da Rússia, inclusive no Brasil, se não acreditarmos na segurança e na alta eficácia da vacina.”

Em um comunicado divulgado nesta quarta-feira (11), a Rússia apontou que a Sputnik V é 92% eficaz contra o novo coronavírus, os resultados, porém, ainda não foram revisados por outros cientistas. De acordo com a CNN, Dmitriev informou que os dados serão disponibilizados para a comunidade acadêmica internacional até a primeira semana de dezembro.

“Garantimos a transparência nos dados porque temos a certeza que a vacina é segura e queremos poder fornecer para o mundo todo. Vacina é para unir pessoas. É para salvar as pessoas”, disse.

Dois Estados brasileiros possuem acordo com o governo russo para receber a vacina, são eles a Bahia e o Paraná. No final de outubro, os primeiros documentos para conseguir a aprovação do imunizante russo no País foram protocolados pelo governo russo na Anvisa.

De acordo com Dmitriev, milhões de russos estarão vacinados até o final deste ano, e o objetivo é que o Brasil seja capaz de produzir a vacina também, sem ter que importar as doses.

Também de acordo com a CNN, a Rússia dialoga com outros Estados e com o Governo Federal, visando um acordo para a venda e importação de tecnologia para o desenvolvimento da Sputnik V.

Comentários

Últimas notícias