IMUNIZAÇÃO

Vacina da Pfizer pode chegar ao Brasil no primeiro trimestre de 2021

Farmacêutica sugeriu que doses sejam armazenadas com gelo seco para o transporte

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 12/11/2020 às 18:29 | Atualizado em 12/11/2020 às 18:29
DAVID DEE DELGADO/AFP
No início de novembro, a Pfizer, que já comercializa com o grupo alemão BioNTech uma das vacinas mais eficazes contra covid-19, anunciou que seu antiviral oral PF-07321332 tem eficácia de 89% para prevenir hospitalização - FOTO: DAVID DEE DELGADO/AFP

A vacina contra a covid-19, desenvolvida pela Pfizer e a empresa de biotecnologia BioNTech, deve estar disponível para uso no Brasil no primeiro trimestre de 2021, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.

De acordo com o presidente da farmacêutica no país, Carlos Murillo, as negociações com o governo brasileiro estão avançadas e a Pfizer apresentou uma solução parcial para o problema logístico de armazenamento e distribuição da vacina, sugerindo a utilização de gelo seco para este fim. A vacina precisa ser armazenada a temperaturas de - 70 graus celsius, o que poderia inviabilizar seu uso no Brasil.

Murillo acrescentou que já foi apresentada ao governo brasileiro uma embalagem especial, com gelo seco, capaz de manter o imunizante na temperatura correta por um período de 15 dias.

Depois de descongelada, a vacina se mantém estável por mais cinco dias em refrigeradores comuns - do momento em que chega ao país, até ser aplicado, seria um período de 20 dias.

A vacina da Pfizer-BioNTech apresentou mais de 90% de eficácia contra o coronavírus. Segundo presidente da farmacêutica, a empresa investiu US$ 2 bilhões (cerca de R$ 10,9 bilhões) para desenvolver a nova vacina.

Quanto será cobrado por cada dose da tão esperada vacina contra a covid-19 não foi revelado pela empresa. Sabe-se apenas que serão praticados três valores, sendo um para Estados Unidos e Europa, outros para países em desenvolvimento, que é o caso do Brasil, e outro para países subdesenvolvidos.

 

Comentários

Últimas notícias