Nesta sexta-feira (13), veículos da imprensa americana projetaram Joe Biden como vitorioso na Geórgia, estado que tem tendência tradicionalmente republicana. Além disso, firmou Donald Trump como vencedor na Carolina do Norte, colocando o democrata com o resultado final de 306 votos eleitorais. Desde o último sábado, Biden já é apontado pelas projeções como o novo presidente dos Estados Unidos.
- Nas eleições de 2000, EUA esperou mais de um mês pelo vencedor
- Os cinco estados-chave para definir a eleição presidencial dos EUA
- Saiba por que a apuração dos votos é demorada nos EUA
- Autoridades eleitorais dizem que não há evidência de fraude nas eleições dos EUA
- Biden conquista Arizona e consolida vitória nos EUA, projetam grupos de mídia
Até agora, a agência Associated Press - que normalmente declara o vencedor nas eleições americanas - ainda não declarou resultados nesses dois estados. Mesmo assim, seja qual for o resultado final em cada um deles, não há como ocorrer alteração no campeão da eleição.
Na quinta-feira (12), também foi projetada a vitória de Biden no Arizona. No mesmo dia, Trump foi declarado vencedor no Alasca. Entretanto, ambos os resultados também não já modificam a eleição presidencial americana.
O atual presidente Trump, no entanto, ainda não reconheceu sua derrota e diz que irá recorrer à Justiça americana. O republicano insiste que venceu a votação, alegando que as urnas foram fraudadas, apesar de não apresentar nenhuma prova.
Como votou cada estado
O Colégio Eleitoral, composto por 538 delegados, decide formalmente a presidência dos Estados Unidos, após a eleição de 3 de novembro. Biden venceu em 25 estados, incluindo seu estado natal Delaware e nos disputados Califórnia e Nova York, assim como na capital dos EUA. Além disso, o ex-vice-presidente conquistou cinco estados vencidos por Trump em 2016 - Arizona, Geórgia, Michigan, Pensilvânia e Wisconsin.
A mídia dos EUA projetou vitórias para o titular republicano em 25 estados, incluindo a Flórida e o Texas, assim como em Indiana, Kentucky, Missouri e Ohio - todos os estados que ele ganhou em 2016.
Nebraska dividiu seus votos eleitorais entre os dois candidatos - quatro para Trump e um para Biden.
O Maine foi vencido por Biden, mas ele obteve apenas três dos quatro votos eleitorais, com o último atribuído a Trump.
A seguir está uma lista dos estados vencidos por cada candidato e o número correspondente de votos eleitorais, com base nas projeções da mídia dos EUA, incluindo CNN, Fox News, MSNBC / NBC News, ABC, CBS e The New York Times.
Donald Trump
Alabama (9)
Alaska (3)
Arkansas (6)
Flórida (29)
Idaho (4)
Indiana (11)
Iowa (6)
Kansas (6)
Kentucky (8)
Louisiana (8)
Maine (1)*
Mississippi (6)
Missouri (10)
Montana (3)
Nebraska (4)*
Carolina do Norte(15)
Dakota do Norte (3)
Ohio (18)
Oklahoma (7)
Carolina do Sul(9)
Dakota do Sul (3)
Tennessee (11)
Texas (38)
Utah (6)
Virgínia Ocidental (5)
Wyoming (3)
Joe Biden
Arizona (11)
Califórnia (55)
Colorado (9)
Connecticut (7)
Delaware (3)
Distrito de Colúmbia (3)
Geórgia (16)
Havaí (4)
Illinois (20)
Maine (3)**
Maryland (10)
Massachusetts (11)
Michigan (16)
Minnesota (10)
Nebraska (1)*
Nevada (6)
New Hampshire (4)
Nova Jersey (14)
Novo México (5)
Nova York (29)
Oregon (7)
Pensilvânia (20)
Rhode Island (4)
Vermont (3)
Virgínia (13)
Washington (12)
Wisconsin (10)
* Nebraska divide seus cinco votos eleitorais - dois eleitores são designados com base na pluralidade de votos no estado e os outros três são atribuídos com base no distrito eleitoral. Biden conquistou um voto, na 2ª circunscrição eleitoral.
** Maine tem um método semelhante ao de Nebraska. De seus quatro votos eleitorais, três foram projetados para Biden, enquanto o quarto foi para Trump.