Atualizada às 13h24
Com o bom humor que só o brasileiro tem, a web foi tomada por memes e piadas referentes à instabilidade apresentada pelas plataformas do Google na manhã desta segunda-feira (14). A falha é reportada desde as 8h30 por usuários de todo o mundo no site DownDetector, com destaque para os Estados Unidos e Europa. Por volta das 10h, a empresa indicou o restabelecimento dos produtos.
Alunos correndo pela casa porque a aula caiu:@Google #YouTubeDOWN pic.twitter.com/uV4qIU0r61
— ?????τα??¡¡????? (@Strarriix) December 14, 2020
Os funcionários do @Google vendo que o novo estágiario colocou fogo na fonte do site: pic.twitter.com/RqVc2esyNU
— ???????????????????? ???? (@joohncab) December 14, 2020
Eu esperando o google voltar: // O google:#Google #googledown #YouTubeDOWN pic.twitter.com/FZvuEUVhhH
— Biaah (@Biama36142313A) December 14, 2020
*Problema em todos os apps do Google *
— Gato risonho 9¾ ???? (@CipriLala) December 14, 2020
Minha mãe: Agora seu pai vai ter que fazer as coisas da casa
Meu pai: pic.twitter.com/pl0qO9nr8m
O estagiário do #Google vendo que o #Google caiu de novo e ele tá correndo risco de ser demitido: pic.twitter.com/Nd3SAgxEug
— Ricardo Oliveira (@ricardo_araoli) December 14, 2020
vazouuuuu!!!, foto do hacker q derrubou os servidores do #Google @Google pic.twitter.com/VI6uvB3dwT
— Warleandro Nascimento (@Polar4851) December 14, 2020
Falha nos serviços Google
De acordo com o site DownDetector, que monitora o funcionamento de serviços na web, o problema começou a ser reportado por volta das 8h30, atingindo pico de reclamações às 9h. A falha atinge usuários no Brasil, no entanto, a maioria dos relatos são nos Estados Unidos e em países da Europa.
A companhia informa na página de status que está ciente "do problema com o Gmail que está afetando a maioria dos usuários. Os usuários afetados não conseguem acessar o Gmail. Forneceremos uma atualização às 14/12/20 09:12 com detalhes sobre quando o problema deve ser resolvido. Observe que esse tempo de resolução é uma estimativa e pode sofrer alterações".
A falha dificulta o funcionamento de aulas à distância - que acontecem durante a pandemia - já que as plataformas de chamadas de vídeo Google Meet e o Google Classroom (ou Google Sala de Aula), são amplamente utilizadas pelas escolas e universidades.
Por meio de nota, a empresa afirmou na tarde desta segunda-feira (14), que "Hoje, às 8h47 da manhã (horário de Brasília), o Google sofreu uma queda em seu sistema de autenticação, por aproximadamente 45 minutos, em razão de um problema de gestão interna da cota de armazenamento. Os serviços que requerem login de usuários apresentaram altas taxas de erro durante esse período. O erro de autenticação foi resolvido às 9h32. Todos os serviços estão restaurados. Pedimos desculpas aos afetados e iremos conduzir uma revisão minuciosa para garantir que isso não ocorra novamente no futuro.”
Comentários