Estudos

Encontrada poeira preta, similar à areia, na cápsula da sonda japonesa

A descoberta é anunciada oito dias após a sonda ter lançado uma pequena cápsula

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 14/12/2020 às 13:27
Foto: AFP
Japoneses estudam a poeira que veio na sona - FOTO: Foto: AFP

A poeira preta semelhante à areia encontrada na camada externa da cápsula japonesa que retornou à Terra, procedente do asteroide Ryugu, também era desse corpo celeste - disseram cientistas nesta segunda-feira (14).

A descoberta foi anunciada oito dias depois de a sonda Hayabusa-2 ter lançado uma pequena cápsula com amostras do asteroide em seu interior. O artefato aterrissou em 6 de dezembro no deserto australiano.

Os diretores da Agência Espacial Japonesa (Jaxa) publicaram nesta segunda-feira a foto de um pequeno depósito de matéria na parte externa de uma caixa metálica, dentro da qual a sonda trouxe amostras do asteroide ao fim de uma missão de seis anos.

"Podemos confirmar que as partículas pretas, parecidas com areia, seriam provenientes do asteroide Ryugu", disse a Jaxa.

Os cientistas esperam que o interior da cápsula contenha até 100 miligramas de matéria coletada em Ryugu, cuja distância da Terra varia a cada cinco anos entre 10 e 350 milhões de quilômetros.

Também têm a esperança de que a análise desta matéria ajude a lançar luz sobre a origem da vida e a formação do sistema solar há 4,6 bilhões de anos.

"Vamos continuar o trabalho de abrir o coletor de amostras. A extração e a análise serão feitas" por equipes especializadas", completou a Jaxa.

 

Últimas notícias