Covid-19

Vacina da Moderna começa a ser distribuída nos EUA

As condições de armazenamento menos rigorosas da vacina contra o coronavírus da Moderna forneceria maior "flexibilidade para atender às necessidades das áreas rurais e de acesso mais difícil"

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 19/12/2020 às 17:17 | Atualizado em 19/12/2020 às 20:02
AFP FOTOS
(FILES) This file photo taken on November 18, 2020 shows a bottle reading "Vaccine Covid-19" next to the Moderna biotech company logo. December 18, 2020 FDA issued an emergency use authorization (EUA) for the Moderna vaccine, second vaccine for the preven - FOTO: AFP FOTOS

A vacina do laboratório americano Moderna contra a covid-19 começou a ser distribuída nos Estados Unidos neste sábado (19), informou um funcionário do governo.

A Agência Americana de Medicamentos (FDA) anunciou na sexta-feira à noite a autorização de emergência para essa vacina, uma semana após fazer o mesmo com o imunizador da dupla americana-alemã Pfizer/BioNTech.

"A distribuição da vacina Moderna já começou", disse o general Gus Perna, chefe da Operação "Warp Speed" do governo dos Estados Unidos para garantir a entrega da vacina.

As primeiras doses saíram de Bloomington, no estado de Indiana, onde fica o centro de envasamento de vacinas que a Moderna terceirizou com a empresa Catalent.

"Os pacotes estão sendo embalados e carregados hoje (sábado)", disse Perna em entrevista coletiva, esclarecendo que as empresas de entrega FedEx e UPS só começarão os envios aos destinos finais no domingo.

A vacina da Moderna pode ser armazenada a -20°C, enquanto a da Pfizer/BioNTech deve ser armazenada a -70°C, exigindo que esta última desenvolva recipientes específicos para transporte.

Perna observou que as condições de armazenamento menos rigorosas para o imunizador da Moderna fornecem maior "flexibilidade para atender às necessidades das áreas rurais e de acesso mais difícil".

Desde que a FDA concedeu autorização de emergência à Pfizer/BioNTech há uma semana para distribuir sua vacina, 2,9 milhões de doses foram entregues, informou o general.

Perna indicou que o governo espera entregar 20 milhões de vacinas até o final do ano, embora esse número só possa ser alcançado na primeira semana de janeiro.

tu/iba/yow/yo/mr

Últimas notícias