EXECUÇÃO

Ataque em enterro deixa nove mortos no centro do México

Os violentos acontecimentos ocorreram em torno das 21h locais (00h em Brasília) em uma casa, onde acontecia um velório

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 08/01/2021 às 7:59 | Atualizado em 08/01/2021 às 7:59
Notícia
X

Pelo menos nove pessoas morreram, e uma ficou ferida, em um ataque armado durante um funeral na cidade de Celaya, no estado de Guanajuato, no centro do México - informaram autoridades locais na quinta-feira (7).

Os violentos acontecimentos ocorreram em torno das 21h locais (00h em Brasília) em uma casa, onde acontecia um velório, relatou a Secretaria de Segurança Pública de Celaya em um comunicado.

Ao chegarem ao local, policiais "registraram a morte de nove pessoas e mais outra ferida, aparentemente por civis armados", afirma a nota.

Segundo as autoridades, mortos e feridos são todos homens.

O ataque motivou a mobilização de agentes de segurança locais, estaduais e federais, mas nenhuma prisão foi feita até o momento.

Este é o segundo massacre de 2021 em Guanajuato. Em 4 de janeiro, foram assassinadas cinco pessoas que se encontravam em um apartamento na cidade de León.

Guanajuato, onde funciona uma importante rede de dutos e sede de uma refinaria, tornou-se um dos estados mais violentos do México pela disputa entre os cartéis Santa Rosa e Jalisco Nueva Generación para controlar o transporte de combustível roubado.

Desde que o governo federal lançou uma polêmica operação militar antidrogas em dezembro de 2006, mais de 300.000 mortes violentas foram registradas no México, segundo dados oficiais que atribuem a maioria desses crimes a eventos relacionados ao crime organizado.

Tags

Autor