Ataque em enterro deixa nove mortos no centro do México
Os violentos acontecimentos ocorreram em torno das 21h locais (00h em Brasília) em uma casa, onde acontecia um velório
Pelo menos nove pessoas morreram, e uma ficou ferida, em um ataque armado durante um funeral na cidade de Celaya, no estado de Guanajuato, no centro do México - informaram autoridades locais na quinta-feira (7).
- Quatro pessoas faleceram durante invasão ao Capitólio, nos EUA, diz polícia
- Vídeo mostra momento em que mulher é baleada durante ataque ao Capitólio, nos EUA
- Biden condena Trump enquanto ganham força pedidos de impeachment
- Trump pede reconciliação e promete uma transição suave nos Estados Unidos
- Estados Unidos tem novo recorde de quase 4.000 mortes diárias por covid-19
- Morre policial ferido em choques com seguidores de Trump no Capitólio
Os violentos acontecimentos ocorreram em torno das 21h locais (00h em Brasília) em uma casa, onde acontecia um velório, relatou a Secretaria de Segurança Pública de Celaya em um comunicado.
Ao chegarem ao local, policiais "registraram a morte de nove pessoas e mais outra ferida, aparentemente por civis armados", afirma a nota.
Segundo as autoridades, mortos e feridos são todos homens.
O ataque motivou a mobilização de agentes de segurança locais, estaduais e federais, mas nenhuma prisão foi feita até o momento.
Este é o segundo massacre de 2021 em Guanajuato. Em 4 de janeiro, foram assassinadas cinco pessoas que se encontravam em um apartamento na cidade de León.
Guanajuato, onde funciona uma importante rede de dutos e sede de uma refinaria, tornou-se um dos estados mais violentos do México pela disputa entre os cartéis Santa Rosa e Jalisco Nueva Generación para controlar o transporte de combustível roubado.
Desde que o governo federal lançou uma polêmica operação militar antidrogas em dezembro de 2006, mais de 300.000 mortes violentas foram registradas no México, segundo dados oficiais que atribuem a maioria desses crimes a eventos relacionados ao crime organizado.