Incêndio atinge prédio do Instituto Serum, fabricante de vacinas contra Covid-19 na Índia
Informações iniciais apontam que o incêndio teria atingido dois andares do Terminal 1, onde está sendo construída uma nova fábrica
Um incêndio atingiu o Instituto Serum, que produz as vacinas Covishield contra a Covid-19, nesta quinta-feira (21). De acordo com o jornal Times of India, o fogo não atingiu os imunizantes, e, até o momento, há a informação de que cinco pessoas morreram no incêndio. Adar Poonawalla, diretor-executivo da empresa, confirmou que houve mortes, mas não informou a quantidade.
A empresa, que produz a vacina da AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, está localizada na cidade de Pune, na Índia.
Informações iniciais apontam que o incêndio teria atingido dois andares do Terminal 1, onde está sendo construída uma nova fábrica. Bombeiros foram até o local para o controlar o fogo.
No Twitter, Adar Poonawalla tranquilizou o público e agradeceu a polícia local e o Corpo de Bombeiros pelos esforços na contenção das chamas. Ainda segundo ele, a unidade tomada pelo fogo era responsável pela produção de vacinas contra o rotavírus. As vacinas contra covid-19 não foram afetadas pelo incêndio.
I would like to reassure all governments & the public that there would be no loss of #COVISHIELD production due to multiple production buildings that I had kept in reserve to deal with such contingencies at @SerumInstIndia. Thank you very much @PuneCityPolice & Fire Department
— Adar Poonawalla (@adarpoonawalla) January 21, 2021
Ainda não há informações sobre o que teria causado o incêndio.
Importação para o Brasil
As duas milhões de doses de vacina contra a covid-19 que o Brasil tenta importar da Índia é justamente a Covishield, produzida no Instituto Serum.
Na semana passada, o governo federal chegou a preparar um avião para buscar as doses, que nem chegou a decolar por conta da não liberação do imunizante por parte do governo indiano.