IMUNIZANTE

Johnson & Johnson pede autorização para vacina contra covid-19 nos EUA

A FDA anunciou que reunirá seu comitê consultivo de vacinas em 26 de fevereiro para emitir sua opinião após estudar dados de testes clínicos

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 05/02/2021 às 7:21
Notícia
X

A farmacêutica Johnson & Johnson anunciou nesta quinta-feira (4) que solicitou à Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) a autorização para o uso emergencial de sua vacina contra a covid-19.

A FDA anunciou que reunirá seu comitê consultivo de vacinas em 26 de fevereiro para emitir sua opinião após estudar dados de testes clínicos.

Se o pedido for aprovado, a Johnson & Johnson se tornará a terceira farmacêutica - depois da Pfizer/BioNTech e Moderna - a receber autorização para distribuir sua vacina nos Estados Unidos, país com mais mortes por coronavírus (450.800).

O processo pode levar algumas semanas enquanto a FDA avalia os dados de eficácia do composto, que apresenta vantagens logísticas, como o fato de exigir apenas uma dose e não precisar ser armazenado em freezers especiais.

"Após a autorização de nossa vacina experimental contra a covid-19 para uso emergencial, estamos prontos para começar a distribuição", disse o diretor científico da empresa.

A FDA está convocando um comitê consultivo para analisar dados de estudos clínicos que devem avaliar se os benefícios da vacina superam os riscos envolvidos em seu licenciamento.

A gigante farmacêutica divulgou na semana passada os primeiros resultados dos testes clínicos, que foram conduzidos em 44.000 pacientes em oito países.

A vacina mostrou eficácia de 66% com uma taxa de 85% na prevenção de quadros graves da doença. Porém, os dados mostraram que os testes foram mais eficazes nos Estados Unidos (72%) do que na África do Sul (57%), onde predomina uma cepa diferente do vírus.

Ao contrário das vacinas da Pfizer e da Moderna, que são baseadas em uma técnica inovadora de RNA mensageiro, a vacina da Johnson & Johnson usa um vetor viral enfraquecido para criar imunidade. Este é o mesmo processo usado pelas vacinas Sputnik e da AstraZeneca.

Tags

Autor