Estudo

Israelenses criam remédio promissor contra a covid-19

Pesquisadores estão planejando agora realizar estudos da droga em centenas de pacientes e comparar os resultados com um placebo

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 06/02/2021 às 9:28 | Atualizado em 06/02/2021 às 10:10
Notícia
X

Israel anunciou nessa sexta-feira (5) que um medicamento experimental contra o câncer pode ajudar pacientes hospitalizados com coronavírus a se recuperar mais rapidamente. Acadêmicos israelenses afirmaram que 29 dos 30 pacientes com casos moderados a graves de covid-19 tratados com EXO-CD24 tiveram uma recuperação completa em cinco dias. Mais testes em humanos são necessários para provar que a droga inalada - desenvolvida como um medicamento para combater o câncer de ovário - realmente funciona.

O estudo não comparou a droga a um placebo, o que significa que os cientistas não podem afirmar com certeza se o medicamento está por trás da rápida recuperação dos pacientes. No entanto, dados mostram que, em média, um paciente com coronavírus que precisa de tratamento hospitalar passa até três semanas internado.

Os cientistas administraram uma dose do medicamento em 30 pacientes com infecções graves ou moderadas por covid-19. Não ficou claro a idade dos pacientes, mas os dados mostram que os mais jovens têm muito menos probabilidade de se recuperarem mais rapidamente - 29 mostraram melhora significativa de três a cinco dias. Os sintomas do 30.º paciente também melhoraram, mas depois do período de cinco dias, de acordo com relatos publicados pela imprensa israelense.

>> Sete hospitais de Fortaleza têm 100% dos leitos de UTI ocupados por pacientes com covid-19

>> Pernambuco deve receber novo lote de vacina contra covid-19 neste fim de semana

>> Primeiro lote do IFA para vacina da Fiocruz chega neste sábado ao Brasil

>> China aprova comercialização da Coronavac no país

O tamanho da amostra dos testes também é muito baixo para tirar qualquer conclusão digna de nota sobre a eficácia do medicamento e os dados não foram publicados em um jornal especializado.

O professor Nadir Arber, do Centro Integrado de Prevenção do Câncer de Ichilov, passou anos desenvolvendo a droga para câncer de ovário antes de testá-la em pacientes com coronavírus. O EXO-CD24 é tomado uma vez a cada cinco dias e é relativamente barato, segundo o professor Arber, que não revelou o preço.

Agora, os pesquisadores israelenses estão planejando realizar estudos da droga em centenas de pacientes e comparar os resultados com um placebo. Apesar de ter umas das mais eficientes campanhas de vacinação do mundo, Israel ainda registra uma média diária de 6,5 mil novos casos covid-19. Desde o início da pandemia, autoridades de saúde israelenses registraram mais de 675 mil contágios e 5.019 mortes.

Tags

Autor