Conheça o Clubhouse, rede social de conversas por áudio que virou sensação
Em uma semana, as buscas pelo aplicativo cresceram 525% no Google
Uma rede social baseada em conversas por voz. Para alguns, pode parecer o inferno na terra, mas o app Clubhouse, que tem essa proposta, se tornou uma sensação nesse início de ano. Em uma semana, as buscas pelo aplicativo cresceram 525% no Google.
Por enquanto, o Clubhouse só tem app para iPhone e só aceita novos usuários que tenham um convite de alguém que já faz parte da rede. Quando Elon Musk, dono da Tesla e homem mais rico do mundo, participou de conversas na plataforma, a curiosidade e interesse sobre o app acresceu.
Mas o que é o Clubhouse? A rede tem várias salas de bate-papo com durações pré-determinadas. É possivel criar salas privadas ou públicas. A conversa é sempre em áudio, em tempo real. Não é possível enviar arquivos, como fotos e vídeos, nem textos. Imagens estão somente no perfil de cada pessoa.
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Os ambientes costumam ser separados por temas, mas dá para criar salas livres para conversar com seus amigos, com todos tendo autorização para falar. Nos eventos maiores, a configuração geralmente é só para os convidados falarem, com um moderador controlando o fluxo da conversa. As pessoas da "audiência" podem pedir para falar, mas para isso é preciso antes "levantar a mão" e receber autorização.
O limite para ouvintes atual é de 5 mil pessoas simultâneas. Não é possível gravar as conversas e o app diz que não as armazena.
Como entrar?
Como dissemos, por enquanto o app é apenas para convidados e só existe para iPhone. Quem quiser, pode baixar o aplicativo e reservar o username, entrando em uma lista de espera. Os desenvolvedores afirmaram em janeiro que estão trabalhando para fazer uma versão para Android "em breve".
Na China, o app não funciona mais, depois de servir de escape para os usuários falarem de temas censurados nas redes sociais permitidas no país. Convites para a plataforma chegaram a ser vendidos em marketplaces de produtos usados como o IdleFish, da Alibaba.
O app foi criado por Rohan Seth, ex-funcionário do Google, e Paul Davidson, empresário. Eles contam que se conheceram em 2011 através de um amigo comum e tentaram várias ideias para uma rede social até chegar ao Clubhouse.
Lançado em março do ano passado, o app só começou a fazer mais sucesso esse ano.