PANDEMIA

OMS: países e fabricantes devem compartilhar vacinas para controlarmos a pandemia

A OMS considera que a concentração das doses em alguns poucos países ricos causa um atraso na vacinação global

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

AFP, Estadão Conteúdo

Publicado em 19/02/2021 às 15:00 | Atualizado em 19/02/2021 às 15:00
Notícia
X

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, defendeu que países e fabricantes de vacinas para a covid-19 compartilhem suas doses com a iniciativa Covax para que a pandemia seja controlada mais rapidamente, durante discurso na Conferência de Munique. Segundo ele, dividir de forma igualitária os imunizantes não é só a "coisa certa" a fazer, mas também a atitude "mais inteligente".

Para o diretor-geral da OMS, a concentração das doses em alguns poucos países ricos causa um atraso na vacinação global, o que dá mais chance ao coronavírus de desenvolver mutações que podem diminuir a eficácia das vacinas. Mesmo assim, ele celebrou o fato de que os imunizantes dão uma "esperança real" de controlar a transmissão do vírus, após um ano de restrições que afetaram a economia global.

No início do mês, a OMS pediu o desenvolvimento "massivo" de meios para produzir vacinas contra a covid-19. A organização solicitou "um desenvolvimento maciço das capacidades de produção" de vacinas anticovid para não aniquilar todo o progresso feito na luta contra a pandemia do novo coronavírus.

Tags

Autor