esquema

Vazamento expõe esquema de falsas avaliações na Amazon; entenda como funciona

De acordo com o SafetyDetectives, no total, 13.124.962 de registros, o equivalente a 7 GB de dados, foram expostos no vazamento

JC
JC
Publicado em 11/05/2021 às 23:19
Notícia
THOMAS SAMSON/AFP
CAPACITAÇÃO Pequenos empresários terão treinamento gratuito - FOTO: THOMAS SAMSON/AFP
Leitura:

A equipe de segurança cibernética SafetyDetectives descobriu um banco de dados aberto, que expôs um esquema organizado de falsas avaliações na Amazon. O vazamento mostra o funcionamento interno de um problema que afeta o setor de varejo online. De acordo com o SafetyDetectives, a estimativa é que total envolva mais de 200 mil avaliadores. 

O servidor mostra mensagens diretas entre fornecedores da Amazon e clientes dispostos a fornecer avaliações falsas em troca de produtos gratuitos. Não está claro quem é o proprietário do banco de dados.

Ao todo, foram vazados mais de 13 milhões de registros, equivalentes a 7 GB de dados, no servidor ElasticSearch. Material foi deixado aberto sem proteção de senha ou criptografia. Os dados pessoais dos avaliadores e fornecedores, podem ser encontrados nas mensagens.

Como funciona o processo?

As mensagens descrevem a prática em que os fornecedores da Amazon obtêm boas avaliações para seus produtos. Os vendedores enviam aos "clientes" uma lista de itens para os quais gostariam de receber uma avaliação de 5 estrelas. As pessoas que fornecerem as pontuações compram os produtos, e deixam uma análise positiva alguns dias depois do recebimento da mercadoria.

Após a conclusão, o avaliador enviará uma mensagem ao fornecedor contendo um link para seu perfil na Amazon, juntamente com os detalhes do PayPal. Assim que o vendedor confirma as revisões, a pessoa receberá um reembolso, continuando os itens comprados como forma de pagamento.

O reembolso dos bens adquiridos é pago por meio do PayPal e não diretamente por meio da plataforma da multinacional. 

*Com informações do SafetyDetectives 

 

Comentários

Últimas notícias