ÁSIA

Vídeo: Conheça os apartamentos verdes da China

Oito edifícios com plantas exuberantes nos terraços dos apartamentos ocupam um bairro residencial de Chengdu, capital de Sichuan

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 31/07/2021 às 4:00
Notícia
X

Vistos do alto, estes prédios mais parecem grandes selvas verticais, em meio à cidade de pedra e cimento. Os oito edifícios com plantas exuberantes nos terraços dos apartamentos ocupam um bairro residencial de Chengdu, capital de Sichuan, no sudoeste da China. O projeto experimental foi batizado de 'Jardim Florestal de Qiyi' e foi lançado em 2018.

"Este lugar é chamado assim, pois nos dá exatamente esta sensação. Temos e cultivamos nosso próprio jardim. Por isso escolhemos aqui", explica o morador Yuan Ming.

Em algumas partes, a sensação é de que estamos em uma casa instalada na copa de uma árvore, em meio a uma floresta tropical.

Um dos benefícios deste tipo de moradia, para alguns residentes, está na qualidade do ar.

Uma vantagem considerável para quem vive em um dos países mais poluentes do mundo.

"Eu acho muito bom. O ar é muito bom e muito melhor do que em minhas casas antigas. O ar é bom ao acordar de manhã e as árvores verdes fazem bem para nós, idosos. Elas são boas para os nossos olhos", diz Lin Dengying, moradora do prédio.

Em outras partes do condomínio, a selva parece ter invadido varandas, coberto muros e avançado de um andar para outro.

"A localização é muito boa e o tráfego é bem conveniente. Há um sistema de compras bem desenvolvido e tudo que precisamos para morar e trabalhar aqui", afirma Ming.

Mas nem tudo são flores e verde. O jornal semioficial Global Times relatou a escassa taxa de ocupação dos 826 apartamentos. De acordo com os inquilinos, o desinteresse estaria motivado pela presença de muitos mosquitos, que se proliferam à medida que a vegetação cresce.

Tags

Autor