FOGO

Turquia e Grécia sofrem com incêndios florestais de intensidade acima da média

Além desses dois países, Itália e Espanha também lutam contra as chamas

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 03/08/2021 às 2:00
Notícia
X

A Turquia e a Grécia sofrem com incêndios florestais com uma intensidade acima da média e que provocaram mortes e a retirada de pessoas de várias cidades.

 

Dezenas de municípios tiveram que ser esvaziados no domingo no sul da Turquia, onde oito pessoas morreram nas áreas afetadas pelas chamas. O país vive os piores incêndios em pelo menos uma década, com quase 95 mil hectares queimados, quando a média entre 2008 e 2020 nessa época era de 13 mil hectares.

As temperaturas vão continuar altas, em torno de 40 °C, na região que registrou níveis recordes no mês passado.

A Grécia combate um incêndio em Patras, no oeste do país. Cinco municípios foram esvaziados e oito pessoas internadas com queimaduras e problemas respiratórios. Cerca de 13.500 hectares foram queimados até agora – quase o dobro da média de 7.500 hectares entre 2008 e 2020.

Além de Turquia e Grécia, Itália e Espanha também enfrentam incêndios em uma temporada que está sendo significativamente mais destrutiva do que nos anos anteriores. Muitos especialistas associam a situação às mudanças climáticas, que aumentam a frequência e a intensidade dos incêndios florestais.

Tags

Autor