Morte

Menino de 7 anos morre após contrair doença da "ameba comedora de cérebro"

David Pruitt foi infectado enquanto nadava próximo da sua casa em água contaminada com o protozoário

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 19/08/2021 às 14:23
Notícia
X

Um garoto de 7 anos morreu após contrair um raro protozoário enquanto nadava no lago próximo a sua casa, no condado de Tehama, na Califórnia (EUA). David Pruitt desenvolveu meningoencefalite amebiana primária (PAM) - doença causada por um parasita, conhecido popularmente como "ameba comedora de cérebro".

Naegleria é uma ameba (organismo vivo unicelular) comumente encontrada em água doce quente, como é o exemplo de lagos, rios e fontes termais. Segundo o Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a fatalidade da doença causada pelo parasita é de 97%. Nos EUA, apenas 4 pessoas de 148 indivíduos infectados com a doença sobreviveram.

A ameba infecta os seres humanos quando a água que infectada entra no corpo pelo nariz. Então, o organismo se instala no cérebro e detroi o tecido cerebral. O primeiro estágio dos sintomas são febre, náuseas e vômito. Com o avanço da infecção, pode haver rigidez muscular, convulsões e alucinações. Após o início dos sintomas, a doença progride rapidamente e na maioria dos casos, provoca a morte entre 1 a 12 dias.


Segundo a família de David, a evolução do quadro da doença no menino foi rápida. O garoto foi socorrido ao hospital local em 30 de julho e transferido para uma unidade de tratamento intensivo logo depois. Na unidade de saúde, o garoto foi ligado a aparelhos de suporte à vida, mas, ainda assim, não resistiu. A morte foi no último 7 de agosto após a equipe de saúde detectar um grave inchaço cerebral.

Tags

Autor