AERONAVE

Avião chacoalha ao entrar no 'olho' do furacão Ida, nos Estados Unidos; veja vídeo

O furacão Ida é considerado de categoria 4 e provoca ventos de até 240 km/h

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

AFP, Adige Silva

Publicado em 29/08/2021 às 19:28 | Atualizado em 29/08/2021 às 20:54
Notícia
X

Um avião chacoalhou ao entrar no "olho" do furacão Ida, que tocou o chão dos Estados Unidos neste domingo (29). O momento foi registrado por funcionários da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos.

Veja as imagens abaixo:

Apesar de parecer uma situação de risco, a passagem por dentro do furacão foi calculada. A aeronave WP-3D Orion da NOAA é utilizada pelas autoridades americanas para estudar furacões, tornados e tempestades.

Furacão Ida

O potente furacão Ida, de categoria 4 e com ventos de até 240 km/h, tocou o solo neste domingo (29) na Louisiana pouco após o meio-dia local (14h de Brasília), exatamente 16 anos depois de Katrina devastar esta região do sul dos Estados Unidos.

O presidente Joe Biden considerou Ida "uma tempestade que ameaça vidas" e que "continua devastando tudo aquilo com o que faz contato". Após uma reunião com encarregados federais de gestão de emergências, Biden pediu que qualquer pessoa que esteja no caminho do furacão procure abrigo imediatamente e siga as recomendações oficiais.

O governador da Louisiana, John Bel Edwards, disse que Ida - que ganhou força ao se aproximar da terra firme com as águas quentes do Golfo - seria uma das maiores tempestades a atingir a Louisiana desde a década de 1850.

"Não há dúvida de que os próximos dias se semanas serão extremamente difíceis", disse Edwards neste domingo, acrescentando que algumas pessoas terão que permanecer refugiadas por até 72 horas.

"Encontre o ambiente mais seguro da sua casa e fique ali até que a tempestade tenha passado", tuitou o governador mais cedo.

A localidade de Grand Isle, em uma ilha-barreira situada ao sul de Nova Orleans, já começavam a inundar pelo aumento do nível das águas, segundo a CNN.

Em meio às advertências urgentes sobre possíveis danos catastróficos, a maioria dos moradores seguiu as recomendações das autoridades de deixar a região. Um recorde de pessoas engarrafaram as rodovias de saída de Nova Orleans às vésperas da chegada de Ida.

São esperados cortes de energia prolongados na região, com mais de 365.000 pessoas que já estavam sem eletricidade na tarde deste domingo, segundo o site poweroutage.us.

Em uma localidade do leste de Nova Orleans, na manhã de domingo alguns moradores faziam preparativos de última hora.

"Não estou certo de estar preparado", disse Charles Fields, que neste momento ainda levava para dentro de casa seus móveis de jardim, "mas teremos que enfrentá-lo".

Em 2005, o furacão Katrina inundou a casa deste homem de 60 anos e a água atingiu 3,3 metros. "Vamos ver como aguenta" desta vez, disse.

Mais furacões

Ida tinha tocado o solo na noite de sexta no oeste de Cuba com categoria 1, causando alguns danos materiais e cortes de energia, segundo o jornal Granma.

Paralelamente, o furacão Nora deixou um menor espanhol morto e uma mulher desaparecida no estado mexicano de Jalisco (oeste), depois que tocou o solo no sábado nesta região como furacão de categoria 1.

Nora perdeu força e estava neste domingo, como tempestade tropical, na altura do estado de Sinaloa, mas continua provocando "chuvas fortes e inundações" no sudeste e oeste do país, segundo o NHC.

No fim de semana passado, outro furacão, Grace, impactou a região mexicana de Veracruz (leste) como categoria 3 e provocou a morte de pelo menos 11 pessoas neste estado e no vizinho Puebla (centro).

Os cientistas têm advertido para um aumento no número de fortes ciclones à medida que a superfície do oceano esquenta devido ao aquecimento global, o que representa uma ameaça cada vez maior para as comunidades costeiras em todo o mundo.

Tags

Autor