Fotos

Veja imagens da erupção de vulcão nas Ilhas Canárias

Vulcão entrou erupção neste domingo (19). Pelo tipo de erupção apresentada, essa hipótese foi considerada remota por Marcelo Rocha, mestre em ciências ambientais pela Universidade de Pernambuco (UFPE), em entrevista ao JC

Adige Silva

Publicado em 19/09/2021 às 16:32 | Atualizado em 20/09/2021 às 13:35

O complexo vulcânico de Cumbre Vieja, que fica ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias (Espanha), entrou em erupção neste domingo (19). A eminente erupção do vulcão virou notícia no Brasil. Isso porque um estudo alertava que, em caso de erupção explosiva, haveria a possibilidade de um tsunami atingir o País. Pelo tipo de erupção apresentada, essa hipótese foi considerada remota por Marcelo Rocha, mestre em ciências ambientais pela Universidade de Pernambuco (UFPE), em entrevista ao JC. Confira imagens do vulcão em erupção abaixo:

Erupção de vulcão na Espanha - DESIREE MARTIN / AFP
A eminente erupção do vulcão virou notícia no Brasil - DESIREE MARTIN / AFP
DESIREE MARTIN / AFP
O complexo vulcânico de Cumbre Vieja, que fica ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias (Espanha), entrou em erupção neste domingo (19) - DESIREE MARTIN / AFP
DESIREE MARTIN / AFP
Vulcão nas Ilhas Canárias entrou em erupção neste domingo (19) - DESIREE MARTIN / AFP

Hipótese levantada por pesquisadores

Foi em 2001, há 20 anos, que dois dos maiores pesquisadores do mundo: Steven Ward, do Instituto de Geofísica da University of Califórnia (EUA); e Simon Day, do Departamento de Ciências Geológicas da University College, de Londres (Inglaterra), levantaram a hipótese do vulcão Cumbre Vieja causar um tsunami que poderia atingir o Brasil.

Na época, os dois chegaram a publicar um artigo científico alertando diversos países do Atlântico sobre a possibilidade. Para isso, eles realizaram o mapeamento da atividade sísmica, do histórico de erupções, das correntes marítimas e de diversos outros pontos relacionados ao fenômeno. Mas, de acordo com os pesquisadores, as últimas erupções do Cumbre Vieja ocorreram nos anos de 1949 e 1971 e em nenhuma das vezes a erupção causou problemas relacionados a tsunamis.

Na simulação de erupção explosiva feita por Steven Ward e Simon Day há 20 anos, a área de impacto de 250 km de diâmetro seria capaz de produzir tsunamis em diversas direções e "várias ondas de centenas de metros de altura atingiram as costas das três ilhas mais a oeste da cadeia das Canárias." De acordo com a pesquisa, em apenas 15 a 60 minutos as Ilhas Canárias seriam atingidas por ondas de 50 a 100 metros de altura.

Já no Brasil, em até nove horas essas ondas chegariam. "As vanguardas do tsunami (10 m) atingiriam inicialmente a América do Norte. Simultaneamente, ondas maiores (15-20 m) chegariam à costa norte da América do Sul. Nossos modelos de computador preveem que as ondas do tsunami, de 10 a 25 m de altura, serão sentidas em distâncias transoceânicas abrangendo a maior parte da bacia do Atlântico", disseram.