ciência

Quer "viver para sempre"? Teoricamente possível, segundo estudo

O limite de idade do ser humano tem sido amplamente debatido e estudos recentes indicam que a vida pode ser estendida para 150 anos ou mesmo não há limite de idade no referencial teórico

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 30/09/2021 às 13:00 | Atualizado em 30/09/2021 às 16:52
Notícia
X

Os humanos provavelmente podem viver pelo menos 130 anos, ou até muito mais em teoria, embora as chances de chegar a essa idade sejam mínimas, de acordo com um novo estudo.

O limite de idade do ser humano tem sido amplamente debatido e estudos recentes indicam que a vida pode ser estendida para 150 anos ou mesmo não há limite de idade no referencial teórico.

Uma nova pesquisa, publicada nesta quarta-feira (29) no jornal Open Science da Royal Society, entra na discussão com uma análise de novos dados de supercentenários (110 anos ou mais) e semi-supercentenários (105 anos ou mais).

Embora o risco de morte geralmente aumente com a idade, a análise desses pesquisadores mostra que o risco eventualmente estagna e permanece com uma chance de 50-50 de viver ou morrer.

"A partir dos 110, você pode pensar em viver mais um ano como jogar uma moeda", disse Anthony Davison, professor de estatística do Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Lausanne, que liderou o estudo.

"Se sair cara, você viverá seu próximo aniversário. Do contrário, você morrerá em algum momento do próximo ano", disse ele à AFP.

Com base nos dados disponíveis, parece possível que os humanos possam chegar aos 130 anos.

 

@jc_pe

O que você faria se pudesse viver, pelo menos, até os 130 anos (ou mais)? #tiktoknotícias #expectativadevida #estudo

? som original - Jornal do Commercio Pernambuco

Na verdade, se esses resultados forem extrapolados, "isso implica que não haveria limite para a expectativa de vida", pois sempre poderia sair cara no lançamento da moeda, conclui a pesquisa.

O estudo é baseado em um banco de dados publicado recentemente pelo International Longevity Database que cobre mais de 1.100 supercentenários de 13 países e outro da Itália com informações sobre todas as pessoas no país com 105 anos ou mais entre 2009 e 2015.

"Se houvesse um limite abaixo dos 130 anos, teríamos sido capazes de detectá-lo com os dados disponíveis agora", disse Davison.

No entanto, embora em teoria possamos viver além de 130 anos, isso não significa que algum ser humano irá alcançá-lo em breve.

Para começar, a análise se baseia em pessoas que já alcançaram a façanha de ultrapassar os cem anos.

Mesmo com 110, as chances de chegar a 130 são "uma em um milhão (...) não impossível, mas muito improvável", apontou.

De qualquer forma, ele acredita que antes do final deste século, alguns humanos terão alcançado essa idade.

Por enquanto, a pessoa que viveu mais é a francesa Jeanne Calment, que morreu em 1997 com a idade confirmada de 122 anos. Atualmente, a pessoa comprovada mais velha no mundo é a japonesa Kane Tanaka, com 118 anos.

Tags

Autor