TRAGÉDIA

Incêndio em edifício de Taiwan deixa 41 feridos e 46 mortos

Os primeiros cinco andares são de uso comercial e estavam vazios no momento do incêndio

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 14/10/2021 às 19:02 | Atualizado em 14/10/2021 às 19:55
Notícia
X

Um incêndio que destruiu um edifício na cidade de Kaohsiung, sul de Taiwan, deixou 46 mortos e dezenas de feridos, informaram nesta quinta-feira (14) as autoridades, numa das tragédias mais mortíferas em um bloco de apartamentos em 20 anos.

"O incêndio deixou 41 feridos e provocou 46 mortes", anunciou o departamento de bombeiros de Kaohsiung em um comunicado.

O incêndio começou durante a madrugada no edifício de 13 andares e destruiu uma grande parte do imóvel antes que os bombeiros conseguissem controlar as chamas.

Imagens publicadas pela agência oficial de notícias Central News Agency mostraram a fumaça nas janelas do prédio, enquanto os bombeiros tentavam conter as chamas.

Ao nascer do sol, a magnitude do incidente apareceu em toda a sua gravidade: a fachada do prédio queimada em todos os andares, completamente negra nos de baixo, e os vidros quebrados.

A maioria das mortes aconteceu entre os andares 7 e 11, de uso residencial, destacaram os bombeiros. Os primeiros cinco andares são de uso comercial e estavam vazios no momento do incêndio.

O corpo de bombeiros informou que enviou mais de 70 caminhões para combater as chamas.

STR / CNA / AFP
Investigadores de incêndio conduzem operações após um incêndio durante a noite em Taiwan - STR / CNA / AFP
Handout / Kaohsiung Fire Department / AFP
Bombeiros lutam contra um incêndio noturno que destruiu um prédio na cidade de Kaohsiung, no sul de Taiwan - Handout / Kaohsiung Fire Department / AFP
STR / CNA / AFP
Operações de resgate depois que um incêndio durante a noite destruiu um edifício em Taiwan - STR / CNA / AFP

Alguns moradores afirmaram que ouviram ruídos altos nos andares inferiores, onde o incêndio começou.

"Eu ouvi muitas explosões 'bum, bum, bum' no andar térreo e desci para investigar", disse um morador que não quis se identificar à Formosa TV.

"Então eu percebi que havia um incêndio e chamei a polícia".

Outra sobrevivente testemunhou, sob anonimato, que quando abriu a porta para sair "o corredor estava cheio de fumaça preta".

Ao anoitecer nesta quinta-feira, a polícia anunciou que os serviços de resgate tinham terminado as buscas no imóvel sem encontrar novas vítimas.

Um policial de Kaohsiung afirmou à AFP que o edifício tem 40 anos e é habitado principalmente por pessoas com poucos recursos.

As autoridades não descartaram a hipótese de incêndio intencional, segundo a mesma fonte.

O chefe dos bombeiros de Kaohsiung, Lee Ching-hsiu, explicou que a maioria das moradores estavam na cama quando o fogo começou, de acordo com a agência CNA. Entre eles havia pessoas idosas, com demência ou incapacidades físicas, completou.

Problemas de segurança

É o incêndio mais mortal em Taiwan em décadas. O último incêndio com um número semelhante de vítimas ocorreu em 1995, quando 64 pessoas morreram um clube de karaokê lotado.

É também um dos mais mortíferos em um edifício residencial no mundo nos últimos 20 anos.

Taiwan, uma ilha frequentemente afetada por terremotos e tufões, tem códigos rígidos de construção e um histórico positivo na área de segurança. Os edifícios antigos, no entanto, representam um risco.

O desabamento dos prédios antigos durante os recentes terremotos causou o maior número de mortes na ilha.

No início do ano, 49 pessoas morreram quando um trem foi atingido por um caminhão, na pior catástrofe ferroviária na ilha em décadas.

Investigações posteriores revelaram que as agências governamentais ignoraram os avisos de risco de incidente nesse trecho da via, localizado na ladeira de uma montanha.

 

 

Tags

Autor