EUA

'Fóssil vivo': Pescador captura raro peixe-jacaré; registros da espécie datam quase 100 milhões de anos

Os registros dos peixes-jacarés datam de 100 milhões de anos atrás, por isso esses animais são chamados de fósseis vivos

Imagem do autor
Cadastrado por

Giovanna Torreão

Publicado em 17/10/2021 às 17:21
Notícia
X

Um raro peixe-jacaré foi capturado por um pescador no Rio Parsons, no Kansas, Estados Unidos. A notícia foi divulgada, na terça-feira (12), pela autoridade estadual de parques, o Departamento de Parques e Vida Selvagem do Kansas (KDWP, na sigla em inglês). O animal capturado tinha 1,37 m de comprimento e pesava quase 18 kg.

Os registros dos peixes-jacarés datam de 100 milhões de anos atrás, por isso esses animais são chamados de fósseis vivos. Eles são encontrados em rios no meio-oeste americano, principalmente, em Ohio, Missouri e Illinois.

Animal não é da região

O Departamento ainda tenta entender o que o animal fazia na região do Kansas. "Acreditamos que a informação do pescador seja precisa e que o peixe tenha sido, de fato, capturado no rio Neosho. Mas isso não quer dizer que o peixe é nativo daquele rio", disse o biólogo Connor Ossowski, que trabalha para o órgão.

Segundo o diretor da divisão de pescaria do KDWP, uma hipótese levantada é que o peixe-jacaré tenha ido parar na região após ser abandonado por um tutor que o comprou em uma loja de animais. As autoridades locais alertaram que é proibido jogar peixes e outros animais não nativos em rios em razão do risco de impacto à biodiversidade.

Tags

Autor