AMÉRICA DO SUL

Chile encerra eleições marcadas por problemas de transporte público

Milhões de chilenos foram às urnas neste domingo para escolher o novo mandatário do país

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

AFP, Estadão Conteúdo

Publicado em 19/12/2021 às 18:48 | Atualizado em 19/12/2021 às 18:48
X

 As eleições no Chile chegaram ao fim neste domingo (19), após dez horas de votação para escolher o novo presidente entre o advogado de extrema direita José Antonio Kast, de 55 anos, e o deputado de esquerda Gabriel Boric, de 35.

O dia foi marcado por altas temperaturas e problemas no transporte público para chegar às urnas, o que gerou polêmica entre os cidadãos devido às longas esperas.

Milhões de chilenos foram às urnas neste domingo para escolher o novo mandatário do país. Na disputa, estão os candidatos Gabriel Boric, de esquerda, e José Antonio Kast, representante da ultradireita. Estas eleições são consideradas as mais polarizadas desde o retorno do país à democracia, em 1988.

Pesquisas de opinião dão vitória a Boric, mas divergem na vantagem, que pode ir de 5 a 14 pontos. Especialistas afirmam, no entanto, que as perspectivas são muito incertas e que o resultado será definido voto a voto, levando em conta a estreita margem entre os dois candidatos no primeiro turno: 2 pontos percentuais.

Boric, um deputado de 35 anos - a idade mínima para se candidatar - , vinculado aos protestos massivos de 2019, defende um Estado de bem-estar com atenção especial às pautas feminista, ambientalista e regionalista. Kast, um advogado católico de 55 anos, defende a redução do Estado e dos impostos, o combate à migração irregular e se posiciona contrariamente ao casamento gay e ao aborto.

Com os dois candidatos trazendo propostas mais drásticas do que as dos grandes blocos de centro-direita e centro-esquerda que dividem o poder no país há três décadas, o próximo presidente será o mais esquerdista desde Salvador Allende (1970-1973) ou o mais direitista desde Augusto Pinochet.

Tags

Autor