TRADIÇÃO

Os rituais dos mexicanos para o réveillon 2022

Ervas, roupas íntimas e ovelhas de brinquedo fazem parte dos rituais mexicanos de réveillon

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

AFP, Paloma Xavier

Publicado em 31/12/2021 às 17:09
Notícia
X

Moradores da Cidade do México compram ervas, roupas íntimas e ovelhas de brinquedo para os rituais de réveillon. Comerciantes dizem que a pandemia teve um efeito duplo em seus negócios, afastando alguns clientes devido à crise econômica, enquanto outros desejam o fim da covid-19.

 

O necessário para os rituais de Ano Novo pode ser encontrado em mercados da capital mexicana. Ervas para se purificar ou uma ovelha de brinquedo para atrair 'lã' - como o dinheiro é conhecido no México de forma coloquial - são alguns dos itens tradicionais para a cerimônia.

Muitos mexicanos desejam também que 2021 acabe logo para encerrar um ciclo de lembranças ruins. O desejo vem acompanhado da esperança de que 2022 seja um ano melhor.

“As pessoas já estão desesperadas para que este ano termine e que o próximo seja melhor em termos de saúde e em todos os aspectos, em todas as circunstâncias”, diz o vendedor de ervas e amuletos Gonzalo Reyes.

Os comerciantes dizem que a pandemia teve um efeito duplo em seus negócios. Enquanto alguns clientes preferem economizar devido à crise econômica, outros não abrem mão dos rituais e tradições.

A vendedora de velas Esther Méndez percebeu o comportamento. “Depois da pandemia, as pessoas querem comemorar. Vejo muito ânimo, embora haja pouco dinheiro. Eles estão bem animados porque não é a venda como nos outros anos, mas tem gente que vem, um pouquinho, mas vem", conta.

De acordo com a tradição mexicana, as velas atraem abundância e as roupas íntimas de cores variadas têm objetivos diferentes: amarela para o dinheiro e vermelha para o amor.

Tags

Autor