ESPAÇO

Asteroide quase três vezes maior que o Cristo Redentor vai passar próximo da Terra

Rocha espacial de 104 metros deve se aproximar do planeta no dia 11 de janeiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 31/12/2021 às 19:18
Notícia
X

Com informações do O Globo

Coincidentemente, poucos dias após o filme "Não olhe para cima" entrar no catálogo da Netflix, um asteroide passará próximo ao planeta Terra. A rocha espacial apelidada de "2013 YD48" tem aproximadamente 104 metros de diâmetro - o equivalente a três monumentos do Cristo Redentor - e deve se aproximar do planeta no dia 11 de janeiro. As informações foram divulgadas pela agência espacial americana (Nasa) nesta quinta-feira (31).

No filme original da Netflix, cientistas descobrem que um meteorito vai colidir com a Terra e destruir o planeta. Mas no mundo real, o 2013 YD48 passará a uma distância de 5,6 milhões de quilômetros de distância. Pode parecer distante, mas, em termos de espaço, o asteroide vai passar a uma longitude pequena. A Nasa considera como potencialmente perigoso qualquer objeto espacial que passe em um raio menor que 7,5 milhões de quilômetros da órbita do planeta Terra.

A agência espacial monitora a aproximação da rocha espacial através do painel do Asteroid Watch - projeto que acompanha objetos espaciais que passam relativamente próximos do nosso planeta.

Além do 2013 YD48, quatro asteroides passarão pelas “proximidades” da Terra em janeiro do próximo ano.

  • No dia 2, o asteroide 2021 YK poderá ser observado a 190 mil quilômetros do planeta. O objeto espacial de cerca de 12 metros de largura vai ser o que mais vai se aproximar do planeta em janeiro; 
  • No dia 5, um de 64 metros de largura passará a 2,1 milhões de quilômetros do planeta;
  • No dia 6, um de sete metros de largura passará a 7,4 milhões de quilômetros de distância;
  • No dia 7, um asteroide de quatro metros de largura passará a 1,7 mil quilômetros de distância da Terra.

 

Tags

Autor