ESPAÇO

Asteroide quase três vezes maior que o Cristo Redentor vai passar próximo da Terra

Rocha espacial de 104 metros deve se aproximar do planeta no dia 11 de janeiro

Paloma Xavier

Publicado em 31/12/2021 às 19:18

Com informações do O Globo

Coincidentemente, poucos dias após o filme "Não olhe para cima" entrar no catálogo da Netflix, um asteroide passará próximo ao planeta Terra. A rocha espacial apelidada de "2013 YD48" tem aproximadamente 104 metros de diâmetro - o equivalente a três monumentos do Cristo Redentor - e deve se aproximar do planeta no dia 11 de janeiro. As informações foram divulgadas pela agência espacial americana (Nasa) nesta quinta-feira (31).

No filme original da Netflix, cientistas descobrem que um meteorito vai colidir com a Terra e destruir o planeta. Mas no mundo real, o 2013 YD48 passará a uma distância de 5,6 milhões de quilômetros de distância. Pode parecer distante, mas, em termos de espaço, o asteroide vai passar a uma longitude pequena. A Nasa considera como potencialmente perigoso qualquer objeto espacial que passe em um raio menor que 7,5 milhões de quilômetros da órbita do planeta Terra.

A agência espacial monitora a aproximação da rocha espacial através do painel do Asteroid Watch - projeto que acompanha objetos espaciais que passam relativamente próximos do nosso planeta.

Além do 2013 YD48, quatro asteroides passarão pelas “proximidades” da Terra em janeiro do próximo ano.

• No dia 2, o asteroide 2021 YK poderá ser observado a 190 mil quilômetros do planeta. O objeto espacial de cerca de 12 metros de largura vai ser o que mais vai se aproximar do planeta em janeiro;
  • No dia 5, um de 64 metros de largura passará a 2,1 milhões de quilômetros do planeta;
  • No dia 6, um de sete metros de largura passará a 7,4 milhões de quilômetros de distância;
  • No dia 7, um asteroide de quatro metros de largura passará a 1,7 mil quilômetros de distância da Terra.