ESTADOS UNIDOS

A indenização por "perseguição política"

A indenização por "perseguição política", que fez a fortuna de muitos malandros, ganhou abordagem técnica desde 2019

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 17/01/2022 às 7:00 | Atualizado em 22/01/2022 às 4:13
Notícia
X

A indenização por "perseguição política", que fez a fortuna de muitos malandros, ganhou abordagem técnica desde 2019. Com isso, a maior parte foi negada. Durante todo o ano de 2021, apenas 134 pessoas se aventuraram a tentar arrancar algum dos cofres públicos alegando danos sofridos em razão da oposição ao regime militar. Desde que isso foi criado, em 2002, foram 79,1 mil tentativas, 74,9 mil delas malandras, que acabaram arquivadas. Mas 3,7 mil ainda aguardam análise. A Comissão de Anistia é composta de 13 voluntários, que examinam os processos e submetem seus pareceres a votação do colegiado. Já em fase de finalização são 458 processos que pedem reparo do Estado por "perseguição". A expectativa é que todos sejam negados. Balanço da ministra Damares Alves (Mulher, Direitos Humanos) indica que em 2021 saíram 3,6 mil portarias de decisão técnica sobre anistia. Um dos autores mais perseguidos, Millôr Fernandes se negou a pedir "anistia". Disse ter feito militância contra o regime e não investimento.

Risco mínimo em vacinar crianças

As discussões em torno da vacinação de crianças, assim como outras na rede, provoca paixões e fecha portas à nuance. Fatos, no entanto, são inegáveis: a Mayo Clinic, dos maiores e mais importantes centros médicos acadêmicos dos EUA, confirma em seu site que houve alta de casos de miocardite e periocardite no país, especialmente em meninos de 12 a 17 anos, após a aplicação de vacinas mRNA. Estudo citado pela Mayo, entretanto, traz apenas 54 casos por milhão de doses. A miocardite é a inflamação do músculo do coração e a periocardite, inflamação da membrana em volta do coração. Apesar da probabilidade mínima, é preciso entender quem tem receio. Afinal, para quem sofre a perda, a estatística é o que menos importa. A discussão sobre vacinar ou não crianças de 5 a 11 anos foi só um prenúncio do que deve ocorrer se a faixa etária for reduzida ainda mais.

Denúncia grave

Presidente nacional do Cidadania, o ex-deputado Roberto Freire acusou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de "tirar do ar o sistema de dados da Saúde" para "fazer o jogo eleitoral de Bolsonaro".

Romaria

O ex-presidente Michel Temer é ponto de romaria de políticos do MDB, que lhe pedem conselhos. Na sexta, ele almoçou com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o ex-deputado Marcelo Barbieri.

É recado

No Amapá, ao discursar, o presidente Jair Bolsonaro encheu a bola do senador Lucas Barreto (PSD) e do deputado Acácio Favacho (Repub). O lamentável Davi Alcolumbre (DEM) foi solenemente ignorado.

Duas ideologias

O Brasil registrou, segundo o Worldometer, 2,9 mortes por covid a cada mil habitantes durante a pandemia e a Argentina 2,6. A maior diferença da abordagem foi econômica: inflação de 10% e 51%, respectivamente.

Interferência

A agência de inteligência do Reino Unido MI5 avisou ao parlamento de lá que Christine Ching Kui Lee, espiã com laços ao Partido Comunista Chinês, está trabalhando para "interferir no processo político" do país.

Vanguarda

Desde o voo do 14-Bis, o Brasil desenvolve tecnologia de ponta ligada à aviação e a FAB anunciou o sucesso nos testes iniciais dos motores hipersônicos scramjet-waverider, cuja previsão é atingir até 12 mil km/h.

Frase

"Governo cumpre a promessa de garantir vacinas para todos" - Ciro Nogueira (Casa Civil) sobre 20 milhões de doses pediátricas a serem distribuídas.

Tags

Autor