resgate

Socorristas correm contra o tempo para resgatar garoto que caiu em poço no Marrocos

O menino de 5 anos, cujo destino mantém o país em suspense e atraiu a atenção da imprensa internacional, caiu acidentalmente em um poço seco de 32 metros de profundidade.

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 04/02/2022 às 17:07 | Atualizado em 04/02/2022 às 18:24
Notícia
X

Equipes de resgate trabalham nesta sexta-feira (4), pelo quarto dia consecutivo, para tirar com vida um menino de 5 anos caído em um poço em uma localidade no norte do Marrocos.

O movimento de máquinas para limpar o terreno próximo ao poço não parou durante toda noite, acompanhou um jornalista da AFP.

Segundo as autoridades locais, as equipes de resgate estão fazendo os últimos trabalhos de perfuração vertical para chegar ao fundo do poço.

Ao mesmo tempo, estão estabilizando o terreno ao redor para que se possa escavar um túnel horizontal de três metros para tirar o menino, evitando colocar os socorristas em risco.

Essas complexas operações são realizadas sob a supervisão de engenheiros, topógrafos e equipes da Defesa Civil.

Esta fase da operação é delicada, devido ao risco de deslizamentos de terra, acrescentaram. Parte da complexidade se deve ao tipo de terreno, que apresenta camadas arenosas e rochosas.

"Estamos quase lá. Estamos trabalhando duro há três dias. Estamos ficando cansados, mas todas as equipes de resgate estão resistindo, apesar dos imprevistos", afirmou o mestre de obras Abdesalam Makoudi.

O menino, cujo destino mantém o país em suspense e atraiu a atenção da imprensa internacional, caiu acidentalmente, na noite de terça-feira (1º), em um poço seco de 32 metros de profundidade.

Estreito e de difícil acesso, o poço foi escavado perto de sua casa, em uma aldeia próxima à localidade de Bab Berred, no norte de Marrocos.

O pai contou que Rayan caiu no buraco em um momento de distração.

Ainda não se sabe se o menino está vivo, mas os socorristas conseguiram enviar água e oxigênio até o fundo do poço seco.

"Esperança"

Aos prantos, a mãe de Rayan contou à imprensa local que "ainda tem esperança de que resgatem o menino com vida".

"Rayan estava brincando e então desapareceu às 14h. Toda família se mobilizou para procurá-lo até que nos demos conta de que tinha caído no poço", relatou a mulher.

Uma equipe médica já foi enviada para o local do acidente para "fazer os exames iniciais e as intervenções de reanimação do menino, uma vez resgatado", informou a agência de notícias MAP.

Além disse, um helicóptero médico está preparado, em caso de emergência.

"Nossos corações estão com a família e pedimos a Deus que ele volte para seus familiares o mais rápido possível", disse o porta-voz do Executivo, Mustapha Baitas, esta semana.

A princípio, as equipes de resgate pensaram em entrar diretamente no poço, mas seu estreito diâmetro de 45 centímetros impossibilitou essa estratégia. Mais tarde, pensaram em alargar o buraco, mas descartaram a ideia devido ao risco de deslizamento de terra. Então, começaram a cavar outro poço.

A tragédia do pequeno Rayan causou comoção no país. As transmissões ao vivo do resgate por diversos meios de comunicação locais alimentam as expectativas sobre o destino da criança.

A hashtag do Twitter #salvemrayan (em árabe) continua em alta no Marrocos, com mensagens de apoio.

"Resista pequeno Rayan, por favor, resista", implorou um internauta na rede social.

A atenção da imprensa gerou um fluxo significativo de curiosos de cidades próximas, o que às vezes dificulta os esforços de resgate.

"Viemos ajudar os socorristas. Estamos aqui há três dias. Rayan é um menino da nossa região. Pedimos a Deus para que ele se salve", afirmou um voluntário. "Não vamos embora enquanto ele não estiver fora do poço", garantiu.

O acidente lembra uma tragédia similar ocorrida na Espanha, em 2019. Um menino de dois anos morreu, após cair em um poço abandonado de 24 centímetros de diâmetro e de mais de 100 metros de profundidade na Andaluzia. Depois de 13 dias de uma grande operação de resgate, os restos mortais do menor foram recuperados.

Tags

Autor