guerra
Nos EUA, Pelosi apoia proibição das importações de petróleo russo
Declaração pode ajudar em uma mudança de postura do presidente americano Joe Biden, que tem relutado em conter os embarques de petróleo russo ou aplicar sanções energéticas que reduzam a oferta, já que os preços da gasolina estão em alta
A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, afirmou que é "totalmente a favor" da proibição das importações de petróleo russo, em resposta à guerra na Ucrânia. A declaração pode ajudar em uma mudança de postura do presidente americano Joe Biden, que tem relutado em conter os embarques de petróleo russo ou aplicar sanções energéticas que reduzam a oferta, já que os preços da gasolina estão em alta.
O apoio de Pelosi também fortalece uma ideia já discutida no Congresso americano, apoiada por diversos republicanos e por um número crescente de democratas. A Casa Branca disse que todas as opções continuam na mesa.
A proibição do petróleo russo pode causar uma aliança momentânea de congressistas à esquerda e à direita: democratas que lutam contra as mudanças climáticas e querem diminuir a dependência de combustíveis fósseis; republicanos que querem aumentar a produção doméstica de energia; e a grande maioria dos legisladores de ambos os partidos que querem parar a guerra promovida pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin. Fonte: Associated Press.