kart

Piloto russo de 15 anos perde licença para competir no após fazer gesto nazista em pódio

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) prometeu investigar o ocorrido

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 13/04/2022 às 13:48 | Atualizado em 13/04/2022 às 13:48
Notícia
X

O Automóvel Clube da Itália (ACI) revogou a licença do piloto de kart Artem Severiukhin, de 15 anos, que fez um gesto nazista no pódio após vencer no Campeonato Europeu de Kart em Portimão, Portugal.

O caso aconteceu no último domingo (10). Em comunicado, a ACI classificou o gesto como "indescritível e inaceitável".

"Severiukhin mostrou falta de respeito não apenas pelos valores universais que sempre inspiraram todos os esportes, mas também pela humanidade, dignidade e convivência civil", disse a entidade.

Investigação

Federação Internacional de Automobilismo (FIA) prometeu investigar o ocorrido e a situação também foi submetida à Justiça Desportiva para a aplicação de outras sanções.

Artem Severiukhin ainda teve seu contrato com a equipe Ward Racing rescindido. Ele corria na categoria OK; a etapa no Circuito de Portimão foi a primeira rodada do Campeonato.

O piloto russo pediu desculpas pelo ato. "Eu nunca apoiei nazistas. Considero isso um dos piores erros contra a humanidade. Sei que sou idiota e estou pronto para ser punido, mas acreditem que não houve intenção em minhas ações. Não foi por apoio ao nazismo ou racismo", disse.

 

Tags

Autor