Ex-presidente peruano Alberto Fujimori é hospitalizado novamente
Segundo autoridades penitenciárias, o político sofreu uma descompensação devido a um problema cardíaco
Com informações da AFP
O ex-presidente peruano Alberto Fujimori foi hospitalizado por precaução neste domingo (17) depois de sofrer uma descompensação devido a um problema cardíaco, informaram as autoridades penitenciárias.
Fujimori, que tem 83 anos e está preso há 15, teve queda da pressão arterial e começou a apresentar fibrilação atrial ao amanhecer, segundo fontes próximas.
Uma situação semelhante fez com que ele fosse hospitalizado com urgência no dia 3 de março, quando também sofreu uma forte arritmia que levantou temores por sua vida. Onze dias depois, ele recebeu alta e retornou à base policial, onde é o único prisioneiro.
O ex-presidente peruano (1990-2000) cumpre pena de 25 anos pela morte de 25 pessoas em dois massacres perpetrados por um comando do exército no âmbito da chamada guerra ao terrorismo (1980-2000).
Sua nova crise de saúde ocorre uma semana depois que a Corte Interamericana de Direitos Humanos ordenou que o Peru "se abstenha de implementar" uma decisão de seu mais alto tribunal que restaurou um perdão de 2017 que autorizou a libertação do ex-presidente Alberto Fujimori.