MONARQUIA

Aniversário de Elizabeth II: relembre as grandes datas da vida e do reinado da monarca

Aniversário da monarca será comemorado de forma privada neste ano. Homenagens serão feitas da Torre de Londres, como determina a tradição

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 21/04/2022 às 14:27 | Atualizado em 21/04/2022 às 14:30
Notícia
X

Com informações da AFP

rainha Elizabeth II completa, neste 21 de abril, 96 anos de idade. Neste ano, as celebrações coincidirão com as atividades organizada para o "jubileu de platina", os 70 anos do reinado da monarca, que chegou ao trono em 6 de fevereiro de 1952.

Com problemas de mobilidade e no segundo aniversário após a morte do marido, o príncipe Philip, a decana dos monarcas do mundo pretende soprar as velas de "forma privada", segundo anunciou uma fonte do Palácio de Buckingham.

Nesta quinta-feira (21), o JC relembra as datas importantes da vida e do reinado da rainha, primeira monarca feminina soberana da Casa de Windsor e Governadora Suprema da Igreja da Inglaterra. Confira:

JONATHAN BRADY/POOL/AFP
Durante a mudança da guarda no Castelo de Windsor, nesta quinta-feira, os soldados tocaram "Parabéns a Você" diante dos curiosos reunidos ao redor da residência - JONATHAN BRADY/POOL/AFP

21 de abril de 1926

Elizabeth Alexandra Mary nasce na casa londrina do duque e da duquesa de York, os futuros rei George VI e rainha Elizabeth. Sua irmã Margaret nasce em 1930.

11 de dezembro de 1936

A jovem Elizabeth se torna herdeira da coroa quando seu pai chega ao trono após a abdicação de seu tio Edward VIII, que renunciou para casar com a divorciada americana Wallis Simpson.

21 de abril de 1947

Durante uma viagem à Cidade do Cabo (África do Sul) com sua família, Elizabeth se compromete, em seu aniversário de 21 anos em um discurso transmitido por rádio, a dedicar sua vida a serviço do povo.

20 de novembro de 1947

Elizabeth se casa com o príncipe Philip da Grécia e Dinamarca, seu primo de terceiro grau. O príncipe Charles, herdeiro do trono, nasce em 1948, seguido por Anne em 1950, Andrew em 1960 e Edward em 1964.

6 de fevereiro de 1952

Quando estava no Quênia com Philip, em substituição ao pai doente durante uma viagem oficial pela Commonwealth, é informada sobre a morte do rei e vira rainha com apenas 25 anos.

2 de junho de 1953

Após o período de luto, ela é coroada rainha. A cerimônia, na abadia de Westminster, é transmitida ao vivo no rádio e na televisão.

1977

A rainha celebra o jubileu de prata (25 anos no trono), acompanhado por 500 milhões de espectadores na televisão. O grupo "Sex Pistols" estraga em parte a festa com a canção "God Save The Queen", na qual chama a monarquia de "regime fascista".

1981

O "casamento do século" de Charles com Diana Spencer. O desentendimento do casal, rapidamente evidente, é um duro golpe para a monarquia.

25 de dezembro de 1992

A rainha cita o "annus horribilis" em seu discurso de Natal, marcado pelas separações de Charles e Andrew, assim como divórcio de Anne e um incêndio no Castelo de Windsor.

Charles e Diana se divorciaram em 1996, quatro anos após a sua separação, e o herdeiro do trono se casou em 2005 com Camilla Parker Bowles, sua amante de longa data, durante uma cerimônia privada.

31 de agosto 1997

Morte da princesa Diana em um acidente de carro em Paris. A fria reação da soberana, que contrasta com a comoção popular, gera críticas.

2002

Morte de sua irmã Margaret, em 9 de fevereiro, pouco antes da morte de sua mãe, a "rainha-mãe", em 30 de março, aos 101 anos.

29 de abril de 2011

O casamento de seu neto William, segundo na linha de sucessão, com Kate Middleton, uma união de conto de fadas na abadia de Westminster é acompanhado por dois bilhões de telespectadores.

Maio de 2011

Elizabeth II faz uma visita histórica de reconciliação à República da Irlanda, a primeira de um monarca britânico desde a independência em 1922. Em um discurso com palavras em irlandês, expressa a "profunda compaixão" pelas vítimas de uma turbulenta história comum.

Junho de 2012

quatro dias de grandes celebrações em Londres para o jubileu de diamante (60 anos de reinado) da soberana.

22 de julho de 2013

Nascimento do príncipe George, primeiro filho de William e de Kate, bisneto da rainha, que já tem três gerações de herdeiros diretos ao trono. O casal teve Charlotte em 2015 e Louis em 2018.

9 de setembro de 2015

Elizabeth II se torna a monarca britânica mais longeva da história, batendo da tataravó Victoria.

19 de maio de 2018

Seu neto Harry se casa com a atriz americana negra Meghan Markle, o que é considerado um símbolo da modernização da monarquia britânica.

31 de janeiro de 2020

Após quatro anos de um processo político agitado, o Reino Unido abandona a União Europeia e concretiza o Brexit, que divide sua população.

31 de março de 2020

Harry e Meghan abandonam a monarquia e se mudam para os Estados Unidos, de onde criticam publicamente a família real, com acusações de racismo contra uma pessoa não identificada.

9 de abril de 2021

Morre seu marido, o príncipe Philip, aos 99 anos, o que deixa um "enorme vazio" na vida da monarca.

6 de fevereiro de 2022

Elizabeth II se torna a primeira monarca britânica a alcançar 70 anos de reinado, que será celebrado com o "jubileu de platina" durante quatro dias em junho.

Tags

Autor