EUROPA

Ucrânia interrompe fluxo em gasoduto russo que fornece gás natural à Europa

Enquanto isso, os militares de Kiev alegaram que obtiveram alguns ganhos em batalhas difíceis perto de uma importante cidade do nordeste

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 11/05/2022 às 12:15
Notícia
X
Da Estadão Conteúdo
Em guerra, a Ucrânia interrompeu o fluxo de gás natural russo nesta quarta-feira, 11, através de um gasoduto que alimenta casas e fogões europeus. Enquanto isso, os militares de Kiev alegaram que obtiveram alguns ganhos em batalhas difíceis perto de uma importante cidade do nordeste.
O impacto prático do corte para os lares europeus ainda não ficou claro. A operadora de gasodutos da Ucrânia disse que mudaria o fornecimento para outra estrutura, e um analista disse que o transporte não deve ser afetado.
Mas a gigante estatal russa Gazprom indicou que deve haver algum queda: a empresa afirmou que estava enviando suprimentos de gás para a Europa através da Ucrânia no valor de 72 milhões de metros cúbicos, aparentemente uma queda de 25% em relação ao dia anterior.
Dados preliminares de fluxo sugeriram volumes maiores de gás movendo-se por meio de uma segunda estação em território controlado pela Ucrânia. O gás russo também flui para a Europa através de outros dutos.
Também não ficou claro se a Rússia sofreria algum impacto imediato, já que possui contratos de longo prazo e outras formas de transporte de gás. Mas a medida pode ter um significado simbólico, por ser a primeira vez que a Ucrânia interrompe o fluxo para o oeste.
Isso ocorre no momento em que a União Europeia busca reduzir sua dependência da energia russa, eliminando gradualmente o uso de carvão e considerando fazer o mesmo com o petróleo. O gás apresenta um problema mais complicado, considerando tanto a quantidade que a Europa usa quanto as dificuldades técnicas para obtê-lo em outros lugares. Fonte: Associated Press.
 

Tags

Autor