ASTRONOMIA

Veja a primeira imagem de buraco negro na Via Láctea

Esta imagem é semelhante à do gigantesco buraco negro na distante galáxia M87, muito maior que a Via Láctea

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 12/05/2022 às 21:35 | Atualizado em 12/05/2022 às 21:54
Notícia
X

Uma equipe internacional de astrônomos anunciou, nesta quinta-feira (12), que conseguiu captar a imagem do buraco negro supermassivo localizado no centro da Via Láctea, três anos depois de obter a imagem de outro semelhante na galáxia M87.

A colaboração, um projeto conhecido como EHT (Event Horizon Telescope), apresentou, em várias coletivas de imprensa simultâneas, a "silhueta" do buraco negro chamado Saggitarius A* em um disco luminoso de matéria.

Esta imagem é semelhante à do gigantesco buraco negro na distante galáxia M87, muito maior que a Via Láctea e que o EHT divulgou em 2019.

 

EUROPEAN SOUTHERN OBSERVATORY / AFP
BURACO NEGRO VIA LACTEA - EUROPEAN SOUTHERN OBSERVATORY / AFP

Os cientistas acreditam que isso prova que os mesmos princípios da física operam no coração de dois sistemas de tamanhos muito diferentes.

Tecnicamente, um buraco negro não pode ser examinado diretamente, já que o objeto é tão denso e sua atração gravitacional tão poderosa que nem mesmo a luz pode escapar de sua força de atração. Mas é possível detectar a matéria que circula ao seu redor, antes de ser engolida.

Os buracos negros são chamados de estelares quando têm uma massa equivalente a três vezes a do Sol, e são classificados como supermassivos quando sua massa é equivalente a milhares, ou mesmo bilhões de sóis.

Sagittarius A (Sgr A) foi nomeado assim após ser detectado na direção da constelação de Sagitário. Tem uma massa de cerca de quatro milhões de sóis e está a cerca de 27.000 anos-luz da Terra.

Sua existência era suspeita desde 1974, quando uma fonte de rádio incomum foi detectada no centro da galáxia.

Na década de 1990, vários astrofísicos confirmaram a presença de um objeto compacto supermassivo naquele local, o que rendeu um Prêmio Nobel de Física em 2020.

A imagem que foi revelada nesta quinta-feira representa a primeira prova visual daquele objeto.

Horas de observação, anos de cálculos 

O EHT é uma rede internacional de oito observatórios radioastronômicos, incluindo um localizado em Sierra Nevada (Espanha) e outro no deserto de Atacama (Chile).

Em 2019, a equipe conseguiu a imagem histórica do buraco negro supermassivo de M87, equivalente a seis bilhões de massas solares e localizado a 55 milhões de anos-luz de distância.

O Sgr A+ representa, portanto, um "peso-pena" em comparação.

"Temos dois tipos completamente diferentes de galáxias e duas massas muito diferentes de buracos negros, mas quando você examina suas bordas, esses buracos parecem notavelmente semelhantes", disse Sera Markoff, co-presidente do conselho de ciência do EHT, em um comunicado que acompanha o anúncio.

JOSE LUIZ MAGANA/ AFP
BURACO NEGRO VIA LACTEA - JOSE LUIZ MAGANA/ AFP

"Isso prova que a (Teoria da) relatividade geral se aplica" em ambos os casos, acrescentou.

A imagem apresentada é o resultado de várias horas de observação realizadas essencialmente em 2017, além de cinco anos de cálculos e simulações realizados por mais de 300 pesquisadores de 80 institutos.

A imagem foi muito mais difícil de obter do que a da galáxia M87, porque o buraco negro no centro da Via Láctea é muito menor e porque há nuvens de poeira e gases que se estendem por milhares de anos-luz e o ocultam.

O gás que o envolve precisa apenas de 12 minutos para dar a volta nesse objeto galáctico, quase à velocidade da luz, enquanto no caso do M87 leva duas semanas.

Isso significa que a luminosidade e a configuração do gás mudaram muito rapidamente durante a observação.

"É como se você quisesse tirar uma foto nítida de um cachorro que quer pegar seu rabo", comentou Chi-Kwan Chan, cientista do EHT.

As duas imagens que os cientistas agora têm, e sua comparação, permitirão o estudo detalhado do comportamento da matéria em condições extremas, com plasma a "bilhões de graus, poderosas correntes magnéticas e matéria que circula a uma velocidade próxima à da luz", explicou à AFP o professor Heino Falcke, ex-diretor do conselho científico do EHT que produziu a imagem do M87*.

Tais condições adversas permitirão explorar fenômenos como as deformações do espaço-tempo perto de um objeto supermassivo, previstas na teoria da relatividade geral que Albert Einstein formulou em 1915.

Tags

Autor