Natureza

Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno 'alinhados'. Entenda fenômeno e como ver no céu

Da última sexta-feira (24) até hoje (26), o 'alinhamento' conta ainda com a presença da lua, que brilha entre Vênus e Marte

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 26/06/2022 às 9:48 | Atualizado em 26/06/2022 às 9:56
Notícia
X

Desde o começo do mês junho, um raro fenômeno pode ser observado no céu: cinco planetas do Sistema Solar - Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno - podem ser vistos a olho nu ao mesmo tempo. Da última sexta-feira (24) até hoje (26), o 'alinhamento' conta ainda com a presença da lua, que brilha entre Vênus e Marte.

Segundo o AccuWeather, o melhor horário para observar os planetas é de madrugada, cerca de 30 minutos antes do nascer do sol. O planeta mais difícil de ser visto, Mercúrio, também estará mais visível.

Conforme informações do G1, a última fez que esse fenômeno ocorreu foi em 2004, no mês de dezembro. Astrônomos dizem que um evento desse tipo só voltará a acontecer em 2040.

Para conferir o espetáculo, não é necessário nenhum equipamento especial, apenas ter uma visão limpa e sem obstáculos do horizonte. Ter pouca interferência de iluminação pública também é recomendado.

À CNN, o astrônomo Leandro Guedes explicou que os planetas sempre estão alinhados, mas o que está ocorrendo agora é uma maior aproximação deles no céu. Além disso, os astros aparecem no mesmo horário, o que faz com que o fenômeno possa ser visto a olho nu.

Tags

Autor