CERVEJA

DIA DA CERVEJA: confira os 5 sabores de cerveja mais inusitados

O Dia Internacional da Cerveja é comemorado nesta sexta-feira, 5 de agosto. A bebida é apreciada no mundo todo, mas especialmente pelos brasileiros

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 05/08/2022 às 11:29 | Atualizado em 05/08/2022 às 17:05
Notícia
X

O Dia Internacional da Cerveja é comemorado nesta sexta-feira, 5 de agosto. A data é celebrada sempre na primeira sexta-feira de agosto.

Além de ser uma das bebidas mais antigas do mundo, o líquido é um dos mais populares na atualidade. O Brasil ocupa a 3ª colocação no ranking mundial do consumo de cerveja, sendo responsável por 7% do consumo do planeta, atrás somente da China (27%) e dos Estados Unidos (13%).

A capital de Pernambuco, Recife, tem protagonismo na popularização da bebida no Brasil. Segundo registros históricos, a primeira cervejaria do Brasil surgiu no bairro das Graças, no Recife. Saiba mais:

Confira 5 sabores mais inusitados de cerveja:

1. Cerveja de leite

A façanha é de um produtor japonês, dono de uma loja de bebida Nakashibetsu (Hokkaido).

Cansado do desperdício do leite de sua fazenda, o empreendedor resolveu usá-lo para fazer cerveja. Batizada de “Biruku” (biru + miruku), a bebida passa por um processo de fermentação e tem 30% de leite. Os consumidores dizem que a aparência é semelhante à da cerveja e que seu gosto é mais leve.

2. Cerveja de galo

O sabor galo também é encontrado em rótulo de cerveja. A receita é bastante popular na Inglaterra nos séculos 17 e 18. São pequenas cervejaria da terra da rainha que produzem o fermentado.

3. Cerveja de bacon

O bacon também é o ingrediente principal de um sabor de cerveja. Esse tipo de bebida tem distribuição no Brasil, possui 6,5% de potência alcoólica e harmoniza com o próprio bacon, além de preparações com carnes e embutidos defumados.

4. Cerveja de peixe

O peixe também não fica de fora do sabor de bebida. Também fabricado no Japão, na cidade de Konan, o líquido contém Dashi, um caldo de peixe muito utilizado na culinária japonesa.

Quem provou afirma que a cerveja realmente tem gosto de peixe.

5. Cerveja de cocô

Isso mesmo, as fezes de gambá são um dos ingredientes desse sabor inusitado de cerveja. A Mikkeller Beer Geek Brunch Weasel é um fermentado dinamarquês que tem na sua receita o café Kopi Luwak, uma variedade muito rara e cara, produzida nas florestas da Indonésia.

O civeta, animal da família do gambá, vive nessas florestas e consomem esses grãos. Ao passar por seu sistema digestivo, os grãos reagem com enzimas e modificam seu aroma e sabor. Quando defeca, os grãos saem prontos para a produção de cerveja.

Tags

Autor